Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caproni Neto, Henrique Luiz-
dc.contributor.referee1Porto, Selomi Bermeguy-
dc.contributor.referee2Paulo, Idelmar do Nascimento-
dc.contributor.referee3Cordeiro, Adiny Heimy Muller-
dc.creatorLucena, Sônia Liberato-
dc.date.accessioned2022-06-30T19:48:40Z-
dc.date.available2022-06-30T19:48:40Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/918-
dc.description.abstractIndigenous school education has undergone changes, many of which have emerged through struggles for differentiated education, according to the local reality of each ethnic group, which is now assured by important public educational policies, given the importance of the existence of a management aimed at the emancipation of decision-making power. The present research was carried out in one of the indigenous schools of the community Umariaçú I, located in the city of Tabatinga-AM, through bibliographical and field research, the latter through open interviews directed to teachers, pedagogical support and director. The objective was to understand the mechanisms used in the school administration process and how the indigenous school education in the Municipal School Oi 'Tchürüne has been taking place. It was verified that the mentioned school is not contemplated by the current educational public policies, considering that the teachers knows them, but does not execute them, as a result of the dissatisfaction with the school administration and end up renouncing their rights provided by law. Thus, the school needs to open the dialogue with the surrounding community to understand and develop democratic administration, and thus seek the construction of a school community with its own identity, with values that cultivate the respect and strengthening of the local culture.pt_BR
dc.description.resumoA educação escolar indígena tem passado por mudanças, das quais muitas surgiram através de lutas por uma educação diferenciada, voltada a realidade local de cada grupo étnico, assegurada, hoje, por importantes políticas públicas educacionais, tendo em vista a importância da existência de uma gestão voltada para a emancipação do poder de decisão. A presente pesquisa foi realizada em uma das escolas indígenas da comunidade Umariaçú I, localizada no município de Tabatinga-AM, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, esta última, através de entrevistas abertas direcionadas aos professores, ao apoio pedagógico e gestor. Objetivou-se compreender os mecanismos utilizados no processo de gestão escolar e como a educação escolar indígena na Escola Municipal Indígena Oi’ Tchürüne vem ocorrendo. Constatou-se que a referida escola não é contemplada pelas políticas públicas educacionais vigentes, tendo em vista que o corpo docente as conhece, mas não as executa, em decorrência da insatisfação com a gestão escolar e acabam renunciando seus diretos previstos em lei. Dessa forma, a escola necessita abrir o diálogo com a comunidade envolvente para a compreensão e desenvolvimento de uma gestão democrática, e assim buscar a construção de uma comunidade escolar com uma identidade própria, com valores que cultivem o respeito e o fortalecimento da cultura local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Bibliotecas (cgeb@ifam.edu.br) on 2022-06-30T19:48:40Z No. of bitstreams: 1 GESTÃO NA ESCOLA INDÍGENA OI’ TCHÜRÜNE.pdf: 1634012 bytes, checksum: 24c4cec9dfbbfaa19c013c3f7a84289a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-30T19:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GESTÃO NA ESCOLA INDÍGENA OI’ TCHÜRÜNE.pdf: 1634012 bytes, checksum: 24c4cec9dfbbfaa19c013c3f7a84289a (MD5) Previous issue date: 2019-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Tabatingapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsGestão Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleGestão na escola indígena OI`Tchurune: a visão dos seus professores e gestorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:GP CTAB - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTÃO NA ESCOLA INDÍGENA OI’ TCHÜRÜNE.pdfTCC - GP EAD TABATINGA1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.