Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/896
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os três momentos pedagógicos no ensino de associações de resistores |
Autor(es): | Barreto, Eloy Oliveira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Padilha, Igor Tavares |
metadata.dc.contributor.referee3: | Araújo, Ijanilio Gabriel de |
Resumo: | Propomos, neste trabalho, uma sequência didática que visa a inserção das práticas que estimulem o desejo, por parte dos alunos, da obtenção de novos conhecimentos e experiências práticas e teóricas relacionadas ao conteúdo de circuitos elétricos. Este conteúdo foi escolhido por se tratar de algo que faz parte do cotidiano dos alunos e que muitas vezes não é percebido, ou não é reconhecido, como sendo aquela “aula da escola”. O foco principal da sequência apresentada neste trabalho é permitir ao aluno desenvolver o conhecimento sobre um dos coadjuvantes principais de sua sociedade, os circuitos elétricos e, para os alunos que já detém conhecimentos prévios sobre o conteúdo, aprimorá-los, para que assim possam usufruir dos equipamentos elétricos da forma mais segura e eficiente possível, visando também a integração da vivência escolar com a vivência cotidiana do aluno, aproximando a comunidade da vida escolar, pois nossos alunos serão multiplicadores e instigadores sociais acerca das práticas relacionadas à segurança em instalações elétricas residenciais. Colocaremos em prática a Educação 4.0, o Aprender Fazendo, cada aluno terá oportunidade de se expressar, de solucionar os problemas e as situações apresentadas de acordo com seus conhecimentos prévios. Todas as atividades serão realizadas de acordo com o ritmo de cada aluno para que tenhamos o entendimento geral sobre o assunto abordado. Embora o trabalho tenha como foco o estudo de circuitos elétricos, haverá total liberdade para a exploração de conteúdos adicionais, por parte dos alunos, externos ou não à eletrodinâmica. |
Abstract: | We propose, in this work, a didactic sequence which aims to insert the practices that stimulate students' desire to obtain new knowledge and practical and theoretical experiences related to the contents of electrical circuits. This content was chosen because it's something that is part of the daily life of the students and is often not perceived, or not recognized, as being a "school class". The main focus of the sequence presented in this work is to allow the student to develop knowledge about one of the main coadjuvants of their society, the electric circuits and, for students who already have previous knowledge about the content, to improve them so that they can appreciate the electrical equipment in the safest and most efficient way possible, aiming also the integration of the school experience with the daily life of the student, bringing the community closer to school life, since our students will be multipliers and social instigators about the practices related to safety in residential electrical installations . We will put into practice the “Education 4.0”, the “Learning by doing”. Each student will have the opportunity to express themselves, to solve the problems and situations presented according to his previous knowledge. All activities will be carried out according to the pace of each student, so that we can have a general understanding about the subject addressed. Although the work focuses on the study of electrical circuits, there will be total freedom for the exploration of additional contents by students, external or not to electrodynamics. |
Palavras-chave: | Física - ensino Circuitos elétricos Eletricidade Eletrodinâmica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | BARRETO, Eloy Oliveira. Os três momentos pedagógicos no ensino de associações de resistores. 161 f. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/896 |
Data do documento: | 19-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os três momentos pedagógicos no ensino de associações de resistores_Barreto_2018.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 7,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.