Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/890
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sequência didática sobre os conceitos e fenômenos físicos relacionados com os eventos atmosféricos e meteorológicos para o ensino de física no 2º ano do ensino médio do município de Tefé
metadata.dc.creator: Bacelar, Reginaldo José Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Perez, Silvana
metadata.dc.contributor.referee3: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta uma sequência didática, baseada na construção de um Pluviômetro a partir de materiais alternativos, com o objetivo de facilitar uma aprendizagem significativa, permitindo aos estudantes do ensino médio a compreensão de conceitos e fenômenos físicos e sua relação com os principais fenômenos atmosféricos e meteorológicos com a problemática de como contextualizar o processo de ensino aprendizagem dos principais fenômenos meteorológicos no eixo temático do componente curricular de Física Calor e Temperatura, como: a chuvas e seus ciclos, pressão, volume, temperatura de máxima e mínima, umidade relativa do ar. O produto dessa dissertação é a elaboração de uma sequência didática composta de estratégias de ensino como exibição de vídeos, textos científicos, leituras de artigos de divulgação científica e a reconstrução de dois experimentos de física para coletas de dados pelos estudantes e discussão em grupos de modo que os professores de Física que ministram aulas aos estudantes do segundo ano do ensino médio possam utilizar em sala de aula, no que se refere ao eixo temático temperatura e calor de maneira que possam tornar o conteúdo a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e sua importância na região onde convivem. A abordagem metodológica foi pautada pela teoria da aprendizagem significativa ou assimilativa de David Ausubel e a proposta está de acordo com a reforma curricular, estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que sugere um ensino voltado para a formação de cidadãos inseridos na sociedade. Destacamos ainda que foram essenciais para a elaboração da sequencia didática: a aplicação de questionários investigativos destinados aos estudantes e professor titular de sala de aula no qual identificamos os conhecimentos prévios sobre os principais fenômenos atmosféricos que possibilitou verificar as mudanças conceituais dos estudantes em relação ao eixo temático citado acima.
Abstract: This paper proposes a teaching tool, based on the construction of a Rain Gauge from alternative materials, in order to facilitate meaningful learning, allowing high school students to understand the concepts and physical phenomena and their relationship to the main phenomena atmospheric and weather with the problem of how to contextualize the process of teaching learning of the main meteorological phenomena in the thematic area of the curriculum component of Physics Heat and Temperature, as the rain and its cycles, pressure, volume, maximum and minimum temperature, relative humidity donate. The product of this work is the development of a didactic sequence composed of teaching strategies as viewing videos, scientific texts, reading popular science articles and reconstruction of two physics experiments for data collection by students and discussion in group mode the physics teachers that teach the sophomore high school students can use in the classroom, in relation to the thematic area temperature and heat so that they can make the content from the previous knowledge of students and their importance in the region where they live. The methodological approach was guided by the theory of meaningful learning or assimilative of David Ausubel and the proposal is in line with the curriculum reform, established by the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (PCNEM), suggesting a focused teaching to train entered citizens in society. We also highlight that were essential for the development of the didactic sequence: the application of investigative questionnaires for students and teacher classroom holder in which we identify the prior knowledge of the main atmospheric phenomena that enabled us to verify the conceptual changes of students in relation to the axis theme mentioned above.
Keywords: Física - ensino
Pluviômetro
Fenômenos atmosféricos
Sequência Didática
Aprendizagem Significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: BACELAR, Reginaldo José Gonçalves. Sequência didática sobre os conceitos e fenômenos físicos relacionados com os eventos atmosféricos e meteorológicos para o ensino de física no 2º ano do ensino médio do município de Tefé. 111 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/890
Issue Date: 15-Feb-2016
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.