Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee2Perez, Silvana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585326481456738pt_BR
dc.contributor.referee3Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.creatorBacelar, Reginaldo José Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8052934359637862pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T17:24:47Z-
dc.date.available2022-06-21-
dc.date.available2022-06-21T17:24:47Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.citationBACELAR, Reginaldo José Gonçalves. Sequência didática sobre os conceitos e fenômenos físicos relacionados com os eventos atmosféricos e meteorológicos para o ensino de física no 2º ano do ensino médio do município de Tefé. 111 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/890-
dc.description.abstractThis paper proposes a teaching tool, based on the construction of a Rain Gauge from alternative materials, in order to facilitate meaningful learning, allowing high school students to understand the concepts and physical phenomena and their relationship to the main phenomena atmospheric and weather with the problem of how to contextualize the process of teaching learning of the main meteorological phenomena in the thematic area of the curriculum component of Physics Heat and Temperature, as the rain and its cycles, pressure, volume, maximum and minimum temperature, relative humidity donate. The product of this work is the development of a didactic sequence composed of teaching strategies as viewing videos, scientific texts, reading popular science articles and reconstruction of two physics experiments for data collection by students and discussion in group mode the physics teachers that teach the sophomore high school students can use in the classroom, in relation to the thematic area temperature and heat so that they can make the content from the previous knowledge of students and their importance in the region where they live. The methodological approach was guided by the theory of meaningful learning or assimilative of David Ausubel and the proposal is in line with the curriculum reform, established by the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (PCNEM), suggesting a focused teaching to train entered citizens in society. We also highlight that were essential for the development of the didactic sequence: the application of investigative questionnaires for students and teacher classroom holder in which we identify the prior knowledge of the main atmospheric phenomena that enabled us to verify the conceptual changes of students in relation to the axis theme mentioned above.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma sequência didática, baseada na construção de um Pluviômetro a partir de materiais alternativos, com o objetivo de facilitar uma aprendizagem significativa, permitindo aos estudantes do ensino médio a compreensão de conceitos e fenômenos físicos e sua relação com os principais fenômenos atmosféricos e meteorológicos com a problemática de como contextualizar o processo de ensino aprendizagem dos principais fenômenos meteorológicos no eixo temático do componente curricular de Física Calor e Temperatura, como: a chuvas e seus ciclos, pressão, volume, temperatura de máxima e mínima, umidade relativa do ar. O produto dessa dissertação é a elaboração de uma sequência didática composta de estratégias de ensino como exibição de vídeos, textos científicos, leituras de artigos de divulgação científica e a reconstrução de dois experimentos de física para coletas de dados pelos estudantes e discussão em grupos de modo que os professores de Física que ministram aulas aos estudantes do segundo ano do ensino médio possam utilizar em sala de aula, no que se refere ao eixo temático temperatura e calor de maneira que possam tornar o conteúdo a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes e sua importância na região onde convivem. A abordagem metodológica foi pautada pela teoria da aprendizagem significativa ou assimilativa de David Ausubel e a proposta está de acordo com a reforma curricular, estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), que sugere um ensino voltado para a formação de cidadãos inseridos na sociedade. Destacamos ainda que foram essenciais para a elaboração da sequencia didática: a aplicação de questionários investigativos destinados aos estudantes e professor titular de sala de aula no qual identificamos os conhecimentos prévios sobre os principais fenômenos atmosféricos que possibilitou verificar as mudanças conceituais dos estudantes em relação ao eixo temático citado acima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-21T17:24:47Z No. of bitstreams: 1 Reginaldo José Gonçalves Bacelar (1).pdf: 1591619 bytes, checksum: f1922bb89a6d1c8fe1957af5c5fb6cb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T17:24:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Reginaldo José Gonçalves Bacelar (1).pdf: 1591619 bytes, checksum: f1922bb89a6d1c8fe1957af5c5fb6cb3 (MD5) Previous issue date: 2016-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectPluviômetropt_BR
dc.subjectFenômenos atmosféricospt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleSequência didática sobre os conceitos e fenômenos físicos relacionados com os eventos atmosféricos e meteorológicos para o ensino de física no 2º ano do ensino médio do município de Tefépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.