Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame
metadata.dc.creator: Figueiredo, Tatiane Lúcia Abreu de
metadata.dc.contributor.advisor1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Garcés, Erix Alexander Milán
metadata.dc.contributor.referee3: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.description.resumo: Esse projeto é fruto de pesquisa e aplicação para a conclusão do curso no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física oferecido pela Sociedade Brasileira de Física e desenvolvido em conjunto com as instituições UFAM e IFAM. Ele tem como objetivo principal tornar as aulas de Física atrativas, eficientes e agradáveis. Elaborado para o assunto de Circuitos Elétricos procura-se a partir dele que os alunos consigam ser protagonistas em seu processo de aprendizagem significativa, para isso foram planejadas aulas expositivas com alternância entre quadro, experimentos e simuladores. Visando além do ensino de conceitos, teorias e formalismo matemático, a contextualização e aplicabilidade desses termos na vivência do aluno, ou seja, que a partir das dinâmicas estabelecidas, os estudantes possam enxergar a Física em seu mundo. Transitando por circuitos elétricos, corrente, diferença de potencial e resistores, todas as atividades culminaram em utilização de um jogo chamado EletricGame, criado na plataforma Scratch pela própria autora desse trabalho, com a finalidade de revisar tudo o que foi aprendido e fortalecer o conhecimento obtido pelos discentes participantes.
Abstract: This project is the result of research and application for the conclusion of the course in the National Professional Master's in Physics Education offered by the Brazilian Physics Society and developed in conjunction with the institutions UFAM and IFAM. Its main objective is to make physics classes attractive, efficient and enjoyable. Prepared for the subject of Electrical Circuits, it is sought from it that students are able to be protagonists in their significant learning process, for this reason expository classes were planned with alternation between board, experiments and simulators. Aiming beyond the teaching of concepts, theories and mathematical formalism, the contextualization and applicability of these terms in the student's experience, that is, that from the established dynamics, students can see Physics in their world. Transiting electrical circuits, current, potential difference and resistors, all activities culminated in the use of a game called EletricGame, created on the Scratch platform by the author of this work, in order to review everything that was learned and strengthen the knowledge obtained by participating students.
Keywords: Física - ensino
Experimentos
Simuladores
Circuitos elétricos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: FIGUEIREDO, Tatiane Lúcia Abreu de. Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame. 135 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886
Issue Date: 19-May-2021
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame_Figueiredo_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro9,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.