Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Anglada-Rivera, José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anglada-Rivera, José | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5724564590431920 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Garcés, Erix Alexander Milán | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8924604456894021 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Adão Neto, Minos Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6102062332483035 | pt_BR |
dc.creator | Figueiredo, Tatiane Lúcia Abreu de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5095548579111329 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T18:17:47Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14 | - |
dc.date.available | 2022-06-14T18:17:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Tatiane Lúcia Abreu de. Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame. 135 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886 | - |
dc.description.abstract | This project is the result of research and application for the conclusion of the course in the National Professional Master's in Physics Education offered by the Brazilian Physics Society and developed in conjunction with the institutions UFAM and IFAM. Its main objective is to make physics classes attractive, efficient and enjoyable. Prepared for the subject of Electrical Circuits, it is sought from it that students are able to be protagonists in their significant learning process, for this reason expository classes were planned with alternation between board, experiments and simulators. Aiming beyond the teaching of concepts, theories and mathematical formalism, the contextualization and applicability of these terms in the student's experience, that is, that from the established dynamics, students can see Physics in their world. Transiting electrical circuits, current, potential difference and resistors, all activities culminated in the use of a game called EletricGame, created on the Scratch platform by the author of this work, in order to review everything that was learned and strengthen the knowledge obtained by participating students. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse projeto é fruto de pesquisa e aplicação para a conclusão do curso no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física oferecido pela Sociedade Brasileira de Física e desenvolvido em conjunto com as instituições UFAM e IFAM. Ele tem como objetivo principal tornar as aulas de Física atrativas, eficientes e agradáveis. Elaborado para o assunto de Circuitos Elétricos procura-se a partir dele que os alunos consigam ser protagonistas em seu processo de aprendizagem significativa, para isso foram planejadas aulas expositivas com alternância entre quadro, experimentos e simuladores. Visando além do ensino de conceitos, teorias e formalismo matemático, a contextualização e aplicabilidade desses termos na vivência do aluno, ou seja, que a partir das dinâmicas estabelecidas, os estudantes possam enxergar a Física em seu mundo. Transitando por circuitos elétricos, corrente, diferença de potencial e resistores, todas as atividades culminaram em utilização de um jogo chamado EletricGame, criado na plataforma Scratch pela própria autora desse trabalho, com a finalidade de revisar tudo o que foi aprendido e fortalecer o conhecimento obtido pelos discentes participantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-14T18:17:47Z No. of bitstreams: 1 DISSER_1 (1).PDF: 9673018 bytes, checksum: 195d5fe3705525cb57dc179d16f6991d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-14T18:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSER_1 (1).PDF: 9673018 bytes, checksum: 195d5fe3705525cb57dc179d16f6991d (MD5) Previous issue date: 2021-05-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) | - |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Simuladores | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.title | Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame_Figueiredo_2021.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 9,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.