Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee1Anglada-Rivera, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724564590431920pt_BR
dc.contributor.referee2Garcés, Erix Alexander Milán-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8924604456894021pt_BR
dc.contributor.referee3Adão Neto, Minos Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Tatiane Lúcia Abreu de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5095548579111329pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T18:17:47Z-
dc.date.available2022-06-14-
dc.date.available2022-06-14T18:17:47Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Tatiane Lúcia Abreu de. Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame. 135 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/886-
dc.description.abstractThis project is the result of research and application for the conclusion of the course in the National Professional Master's in Physics Education offered by the Brazilian Physics Society and developed in conjunction with the institutions UFAM and IFAM. Its main objective is to make physics classes attractive, efficient and enjoyable. Prepared for the subject of Electrical Circuits, it is sought from it that students are able to be protagonists in their significant learning process, for this reason expository classes were planned with alternation between board, experiments and simulators. Aiming beyond the teaching of concepts, theories and mathematical formalism, the contextualization and applicability of these terms in the student's experience, that is, that from the established dynamics, students can see Physics in their world. Transiting electrical circuits, current, potential difference and resistors, all activities culminated in the use of a game called EletricGame, created on the Scratch platform by the author of this work, in order to review everything that was learned and strengthen the knowledge obtained by participating students.pt_BR
dc.description.resumoEsse projeto é fruto de pesquisa e aplicação para a conclusão do curso no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física oferecido pela Sociedade Brasileira de Física e desenvolvido em conjunto com as instituições UFAM e IFAM. Ele tem como objetivo principal tornar as aulas de Física atrativas, eficientes e agradáveis. Elaborado para o assunto de Circuitos Elétricos procura-se a partir dele que os alunos consigam ser protagonistas em seu processo de aprendizagem significativa, para isso foram planejadas aulas expositivas com alternância entre quadro, experimentos e simuladores. Visando além do ensino de conceitos, teorias e formalismo matemático, a contextualização e aplicabilidade desses termos na vivência do aluno, ou seja, que a partir das dinâmicas estabelecidas, os estudantes possam enxergar a Física em seu mundo. Transitando por circuitos elétricos, corrente, diferença de potencial e resistores, todas as atividades culminaram em utilização de um jogo chamado EletricGame, criado na plataforma Scratch pela própria autora desse trabalho, com a finalidade de revisar tudo o que foi aprendido e fortalecer o conhecimento obtido pelos discentes participantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-14T18:17:47Z No. of bitstreams: 1 DISSER_1 (1).PDF: 9673018 bytes, checksum: 195d5fe3705525cb57dc179d16f6991d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T18:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSER_1 (1).PDF: 9673018 bytes, checksum: 195d5fe3705525cb57dc179d16f6991d (MD5) Previous issue date: 2021-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)-
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectSimuladorespt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleIntegração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGamept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração de atividades experimentais e virtuais no ensino de circuitos elétricos através do jogo EletricGame_Figueiredo_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro9,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.