Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/882
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Minicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsito
metadata.dc.creator: Cabral, Fernanda Carolina Freitas
metadata.dc.contributor.advisor1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee3: Pacobahyba, Luiz Henrique
metadata.dc.description.resumo: O projeto Minicursos Temáticos como Estratégia de Sensibilização para a Educação e Segurança no Trânsito: A Física no Trânsito, surgiu a partir de um problema social recorrente e cujo desdobramento se reflete no cotidiano de todos nós, o trânsito. Esta problemática pode ser abordada em sala de aula por meio da sensibilização para o tema, desta forma é possível que tais conhecimentos incorporem seus devidos significados no ensino da física e passem a fazer sentido no cotidiano do estudante. Este trabalho teve como objetivo avaliar o papel da educação no trânsito e associá-lo ao ensino de física a fim de promover mudanças no comportamento, embora a longo prazo, de futuros condutores. Participaram da pesquisa os alunos do segundo ano do ensino médio de uma instituição de ensino público na cidade de Manaus. O referencial teórico adotado foi o da aprendizagem significativa de David Ausubel, que fornece orientações sobre o uso e benefício do conhecimento prévio do estudante. Esta pesquisa descreve o desenvolvimento de atividades educativas através de minicursos de Física, caracterizado como um produto educacional e relata ainda uma experiência particular em sala de aula, a fim de viabilizar um ensino mais crítico no tocante às leis de Newton, para que o mesmo possa ser reproduzido e aprimorado.
Abstract: The Thematic Short Courses project with an awareness strategy for physics teaching came from a recurring social problem and which impact is reflected in the daily lives of all of us, the traffic. This issue can be approached in the classroom through the awareness to the subject, for this reason, it is possible that such knowledge can incorporate its own meanings in Physics Teaching and it starts to make sense in the student's daily life. This study aimed to evaluate the role of Traffic Education and associate it to Physics Teaching so as to promote changes in behavior, even though it is a long-term change, of future drivers. Students from the second year of High School Education (Junior year) of a state educational institution in the city of Manaus participated in this survey. The theoretical framework adopted was the meaningful learning by David Ausubel, that provides guidance on the use and the benefit of student’s previous knowledge. This research describes the development of educational activities through the short courses of Physics, characterized as an educational product and it also reports a particular experience in the classroom in order to enable a more critical education regarding Newton's Laws, so that it can be reproduced and improved.
Keywords: Física - ensino
Leis de Newton
Educação - segurança no trânsito
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: CABRAL, Fernanda Carolina Freitas. Minicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsito. 193 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/882
Issue Date: 15-Dec-2016
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Minicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsito_Cabral_2016.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.