Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee3Pacobahyba, Luiz Henrique-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8694960488322263pt_BR
dc.creatorCabral, Fernanda Carolina Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5060604681005513pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T14:26:42Z-
dc.date.available2022-06-14-
dc.date.available2022-06-14T14:26:42Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationCABRAL, Fernanda Carolina Freitas. Minicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsito. 193 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/882-
dc.description.abstractThe Thematic Short Courses project with an awareness strategy for physics teaching came from a recurring social problem and which impact is reflected in the daily lives of all of us, the traffic. This issue can be approached in the classroom through the awareness to the subject, for this reason, it is possible that such knowledge can incorporate its own meanings in Physics Teaching and it starts to make sense in the student's daily life. This study aimed to evaluate the role of Traffic Education and associate it to Physics Teaching so as to promote changes in behavior, even though it is a long-term change, of future drivers. Students from the second year of High School Education (Junior year) of a state educational institution in the city of Manaus participated in this survey. The theoretical framework adopted was the meaningful learning by David Ausubel, that provides guidance on the use and the benefit of student’s previous knowledge. This research describes the development of educational activities through the short courses of Physics, characterized as an educational product and it also reports a particular experience in the classroom in order to enable a more critical education regarding Newton's Laws, so that it can be reproduced and improved.pt_BR
dc.description.resumoO projeto Minicursos Temáticos como Estratégia de Sensibilização para a Educação e Segurança no Trânsito: A Física no Trânsito, surgiu a partir de um problema social recorrente e cujo desdobramento se reflete no cotidiano de todos nós, o trânsito. Esta problemática pode ser abordada em sala de aula por meio da sensibilização para o tema, desta forma é possível que tais conhecimentos incorporem seus devidos significados no ensino da física e passem a fazer sentido no cotidiano do estudante. Este trabalho teve como objetivo avaliar o papel da educação no trânsito e associá-lo ao ensino de física a fim de promover mudanças no comportamento, embora a longo prazo, de futuros condutores. Participaram da pesquisa os alunos do segundo ano do ensino médio de uma instituição de ensino público na cidade de Manaus. O referencial teórico adotado foi o da aprendizagem significativa de David Ausubel, que fornece orientações sobre o uso e benefício do conhecimento prévio do estudante. Esta pesquisa descreve o desenvolvimento de atividades educativas através de minicursos de Física, caracterizado como um produto educacional e relata ainda uma experiência particular em sala de aula, a fim de viabilizar um ensino mais crítico no tocante às leis de Newton, para que o mesmo possa ser reproduzido e aprimorado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-14T14:26:42Z No. of bitstreams: 1 FERNANDA PRODUTO (1).pdf: 2083031 bytes, checksum: a01d8368b1f4b10cb278a6355dbf07bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDA PRODUTO (1).pdf: 2083031 bytes, checksum: a01d8368b1f4b10cb278a6355dbf07bf (MD5) Previous issue date: 2016-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectEducação - segurança no trânsitopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleMinicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Minicursos temáticos como estratégia de sensibilização para a educação e segurança no trânsito: a física no trânsito_Cabral_2016.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.