Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/865
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Caderno de atividades no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta interdisciplinar em um curso integrado
metadata.dc.creator: Moura, Carlos Renã da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Ailton Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Moncayo, Vanúbia Araújo Laulate
metadata.dc.description.resumo: A educação brasileira, ao longo das décadas, vem sofrendo alterações significativas na prática pedagógica e no fazer docente, uma vez que a apreensão de informações e agregação de conhecimentos, por meio de variadas estratégias, é hoje uma necessidade. Nesse sentido, estudiosos e pesquisadores da educação vêm discutindo estratégias pedagógicas de apoio didático, seja ele tecnológico ou não. A pesquisa apresentada mostra a importância da construção de Cadernos de Atividades para o Processo Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa dos alunos nos Cursos Técnicos Integrados ofertados nos Institutos Federais. A partir dessa temática refletiremos sobre a relevância de materiais de apoio que atendam as especificidades dos diferentes cursos técnicos a fim de efetivarmos o processo educacional pautado na formação humana, omnilateral e integral do indivíduo. O estudo apresentou uma abordagem qualitativa, que é fundamental para a compreensão e questionamento das fontes oficiais, já que estas, como não apresentam verdades absolutas, são passíveis de serem analisadas e indagadas. Para tanto, como aporte teórico, buscou-se refletir sobre a Educação Profissional no Brasil, sobre a Historicidade do livro até a chegada do livro didático nas mãos dos alunos e a Importância da Interdisciplinaridade na EPT. O estudo tem por base as teorias de Marx (1976), Marx e Engels (2006), Lukacs (1978), Ramos (2014), Kuenzer (2000), Gatti Júnior (2004), entre outros. Assim, espera-se, a partir da elaboração do caderno de atividades, produto educacional oriundo dos resultados desta pesquisa, que este estudo se torne uma ferramenta pedagógica capaz de dialogar de forma interdisciplinar com as disciplinas dos cursos, possibilitando assim uma formação discente articulada às demandas do mundo do trabalho que exige um profissional sujeito do seu próprio fazer pedagógico. Por fim, cabe ao professor pensar, criar e aplicar práticas pedagógicas significativas ao saber discente, oportunizando assim o desenvolvimento da cidadania, da criticidade, das habilidades culturais e criativas; e não ser um mero repassador de conteúdos que não agrega e nem gera mudanças no processo de formação.
Abstract: Brazilian education, over the decades, has undergone significant changes in pedagogical practice and in teaching practice, since the apprehension of information and aggregation of knowledge, through various strategies, is today a necessity. In this sense, education scholars and researchers have been discussing pedagogical strategies for didactic support, whether technological or not. The research presented here shows the importance of building Activity Books for the Teaching English Language Learning of students in Integrated Technical Courses offered at Federal Institutes. From this theme, we will reflect on the relevance of support materials that meet the specificities of different technical courses in order to carry out the educational process based on the human, omnilateral and integral formation of the individual. The study presented a qualitative approach, which is fundamental for understanding and questioning official sources, as these, as they do not present absolute truths, are subject to analysis and inquiry. Therefore, as a theoretical contribution, we sought to reflect on Professional Education in Brazil, on the Historicity of the book until the arrival of the textbook in the hands of students and the Importance of Interdisciplinarity in EPT. The study is based on the theories of Marx (1976), Marx and Engels (2006), Lukacs (1978), Ramos (2014), Kuenzer (2000), Gatti Júnior (2004), among others. So, it is expected, from the elaboration of the activities notebook, an educational product which came from the results of this research, that this study becomes a pedagogical tool capable of dialoguing in an interdisciplinary way with the subjects of the courses, thus enabling an articulated student formation to the demands of the world of work that requires a professional who is subject to his own pedagogical practice. Finally, it is up to the teacher to think, create and apply significant pedagogical practices to student knowledge, thus providing opportunities for the development of citizenship, criticality, cultural and creative skills; and not to be a mere conveyor of contents that do not add and do not generate changes in the training process.
Keywords: Ensino Tecnológico
Livro Didático
Caderno de Atividades
Língua Inglesa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: MOURA, Carlos Renã da Silva. Caderno de atividades no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta interdisciplinar em um curso integrado. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/865
Issue Date: 17-Feb-2022
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno de atividades no processo de ensino_Carlos Renã da Silva Moura.pdfDissertação_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro2,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.