Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/837
Tipo: Dissertação
Título: Integração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médio
Autor(es): Maia, Glauco Denes Galvão
Primeiro Orientador: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Débora Coimbra
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Denilson da Silva
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar como a realização de atividades computacionais e experimentais contribuem para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A proposta é trabalhar com atividades que possibilitem mostrar que é possível aprender circuitos elétricos utilizando a integração do software Multisim com práticas experimentais. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, estabelecida por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, pois se trata de uma teoria que melhor apresenta elementos para análise do sujeito-em-ação, foco de nossa investigação. Para esse autor, o conhecimento está organizado em campos conceituais cujo domínio, por parte do aprendiz, vai acontecendo ao longo de um extenso período de tempo, por meio da experiência, maturidade e aprendizagem (MOREIRA, 2002). Planejou-se e aplicou-se uma sequência de ensino, produto didático, orientada para responder às características dessa pesquisa. A aplicação da sequência ocorreu em uma Escola Estadual no Município de Manaus – AM, com uma turma de 3º ano do ensino médio. Foi trabalhado o conteúdo de circuitos elétricos utilizando o software Multisim, considerado gratuito, concomitante à prática experimental, a fim de torná-las complementares. Em todas as atividades, foram utilizados instrumentos de coletas de dados do tipo: respostas e relatos subjetivos dos alunos nos roteiros das atividades computacionais e experimentais; no pré- teste e pós-teste; nos questionários de avaliação das ferramentas pedagógicas e no questionário de avaliação da prática pedagógica. A análise dos resultados revelam que, a integração proposta entre atividades utilizando o Multisim e práticas experimentais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os modelos teóricos em Física, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício para a aprendizagem.
Abstract: This research aims to investigate how the realization of computational and experimental activities contribute to the development of the learning process. The proposal is to work with activities that can show that it is possible to learn electrical circuits using the integration of Multisim software with experimental practices. The work is based on the Theory of Conceptual Fields, established by Gérard Vergnaud, as a theoretical framework, because it is a theory that best presents elements for analysis of the subjectin-action, the focus of our investigation. For this author, knowledge is organized into conceptual fields whose domain on the part of the learner, is happening over a long period of time, through experience, maturity and learning (MOREIRA, 2002). It is planned and applied an educational sequence, educational product, targeted to meet the characteristics of this research. The application of the sequence took place in a state school in the city of Manaus - AM, with a 3rd year high school class. The content of electrical circuits was worked using Multisim software, considered free, concomitant to the experimental practice in order to make them mutually. In all activities, instruments of data collection were used such as: responses and subjective reports of the students in the scripts of computational and experimental activities; in pre-test and post-test; in the evaluation questionnaires of teaching tools and in the evaluation questionnaire of pedagogical practice. The results show that the proposed integration between activities using Multisim and the experimental practices can provide students a better insight into the epistemological theoretical models in physics, promoting interactivity and their engagement in their own learning, transforming the classroom into an enabling environment for learning.
Palavras-chave: Física - ensino
Circuitos elétricos
Atividade computacional
Atividade experimental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: MAIA, Glauco Denes Galvão. Integração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médio. 146 f. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/837
Data do documento: 19-Nov-2015
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médio_Maia_2015.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.