Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Wagner Antônio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Wagner Antônio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Débora Coimbra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.creatorMaia, Glauco Denes Galvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5865451039878056pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T19:49:39Z-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-02T19:49:39Z-
dc.date.issued2015-11-19-
dc.identifier.citationMAIA, Glauco Denes Galvão. Integração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médio. 146 f. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/837-
dc.description.abstractThis research aims to investigate how the realization of computational and experimental activities contribute to the development of the learning process. The proposal is to work with activities that can show that it is possible to learn electrical circuits using the integration of Multisim software with experimental practices. The work is based on the Theory of Conceptual Fields, established by Gérard Vergnaud, as a theoretical framework, because it is a theory that best presents elements for analysis of the subjectin-action, the focus of our investigation. For this author, knowledge is organized into conceptual fields whose domain on the part of the learner, is happening over a long period of time, through experience, maturity and learning (MOREIRA, 2002). It is planned and applied an educational sequence, educational product, targeted to meet the characteristics of this research. The application of the sequence took place in a state school in the city of Manaus - AM, with a 3rd year high school class. The content of electrical circuits was worked using Multisim software, considered free, concomitant to the experimental practice in order to make them mutually. In all activities, instruments of data collection were used such as: responses and subjective reports of the students in the scripts of computational and experimental activities; in pre-test and post-test; in the evaluation questionnaires of teaching tools and in the evaluation questionnaire of pedagogical practice. The results show that the proposed integration between activities using Multisim and the experimental practices can provide students a better insight into the epistemological theoretical models in physics, promoting interactivity and their engagement in their own learning, transforming the classroom into an enabling environment for learning.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva investigar como a realização de atividades computacionais e experimentais contribuem para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A proposta é trabalhar com atividades que possibilitem mostrar que é possível aprender circuitos elétricos utilizando a integração do software Multisim com práticas experimentais. O trabalho é fundamentado pela Teoria dos Campos Conceituais, estabelecida por Gérard Vergnaud, como referencial teórico, pois se trata de uma teoria que melhor apresenta elementos para análise do sujeito-em-ação, foco de nossa investigação. Para esse autor, o conhecimento está organizado em campos conceituais cujo domínio, por parte do aprendiz, vai acontecendo ao longo de um extenso período de tempo, por meio da experiência, maturidade e aprendizagem (MOREIRA, 2002). Planejou-se e aplicou-se uma sequência de ensino, produto didático, orientada para responder às características dessa pesquisa. A aplicação da sequência ocorreu em uma Escola Estadual no Município de Manaus – AM, com uma turma de 3º ano do ensino médio. Foi trabalhado o conteúdo de circuitos elétricos utilizando o software Multisim, considerado gratuito, concomitante à prática experimental, a fim de torná-las complementares. Em todas as atividades, foram utilizados instrumentos de coletas de dados do tipo: respostas e relatos subjetivos dos alunos nos roteiros das atividades computacionais e experimentais; no pré- teste e pós-teste; nos questionários de avaliação das ferramentas pedagógicas e no questionário de avaliação da prática pedagógica. A análise dos resultados revelam que, a integração proposta entre atividades utilizando o Multisim e práticas experimentais pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre os modelos teóricos em Física, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, transformando a sala de aula em um ambiente propício para a aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-06-02T19:49:39Z No. of bitstreams: 1 Glauco Denes Galvão Maia (1).pdf: 2647715 bytes, checksum: 5e9935179fd0faa6d609c828596a3093 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T19:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glauco Denes Galvão Maia (1).pdf: 2647715 bytes, checksum: 5e9935179fd0faa6d609c828596a3093 (MD5) Previous issue date: 2015-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectAtividade computacionalpt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleIntegração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Integração entre atividades computacionais e experimentais como estratégia pedagógica no estudo de circuitos elétricos no ensino médio_Maia_2015.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.