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Tipo: Dissertação
Título: Física sensorial: uma proposta para o ensino de termologia a videntes e deficientes visuais
Autor(es): Gonçalves, Camilo José Gonzaga
Primeiro Orientador: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Thiago Lobo
metadata.dc.contributor.referee3: Adão Neto, Minos Martins
Resumo: A Física no ensino médio é, por muitos, taxada como matéria difícil e isso desperta em alguns alunos aversão à disciplina. A dificuldade na compreensão pode se dar ao fato da falta de domínio do conteúdo e, assim, do formalismo matemático. Tais fatores são ainda maiores se pensarmos no ensino de deficientes visuais, pela falta de referência nos momentos de contextualização e aplicação no cotidiano. A proposta de ensino presente nesse trabalho visa abordagem conceitual de Termologia para Ensino Médio com recursos educacionais táteis em 3D (maquetes) de baixo custo que podem compensar a falta de visão de alunos cegos ou com baixa visão (se houver algum em sala de aula), mas que pode ser usado sem nenhuma limitação para alunos regulares. Pois através deles é possível demonstrar interações moleculares presentes em imagens nos livros didáticos de forma manuseável e interativa. Os materiais foram usados com pessoas cegas e videntes em diferentes ocasiões, os resultados qualitativos e quantitativos após a aplicação deles apontam para bom rendimento e aproveitamento, e assim, se tornam relevantes para a construção do conhecimento quando usado como apoio aos materiais didáticos comuns.
Abstract: Physics in high school is, by many, rated as difficult subject and this arouses in some students an aversion to discipline. The difficulty in understanding may be due to the lack of mastery of content and thus of mathematical formalism. These factors are even greater if we consider the teaching of the visually impaired, due to the lack of reference in the context of contextualization and application in daily life. The teaching proposal present in this work aims at a conceptual approach of High School Thermology with low cost tactile 3D educational resources (mockups) that can compensate for blind or low vision students' lack of vision (if there are any in the classroom) but which can be used without any limitation for regular students. For through them it is possible to demonstrate molecular interactions present in images in textbooks in a manageable and interactive way. The materials were used with blind people and seers on different occasions, the qualitative and quantitative results after their application point to good performance and utilization, and thus become relevant for the construction of knowledge when used as support for common teaching materials.
Palavras-chave: Física - ensino
Terminologia
Deficiência visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citação: GONÇALVES, Camilo José Gonzaga. Física sensorial: uma proposta para o ensino de termologia a videntes e deficientes visuais. 102 f. 2019.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/825
Data do documento: 13-Dez-2019
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