Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Thiago Lobo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010081570733897pt_BR
dc.contributor.referee3Adão Neto, Minos Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102062332483035pt_BR
dc.creatorGonçalves, Camilo José Gonzaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246041552799259pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T18:54:33Z-
dc.date.available2022-05-24-
dc.date.available2022-05-24T18:54:33Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Camilo José Gonzaga. Física sensorial: uma proposta para o ensino de termologia a videntes e deficientes visuais. 102 f. 2019.Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/825-
dc.description.abstractPhysics in high school is, by many, rated as difficult subject and this arouses in some students an aversion to discipline. The difficulty in understanding may be due to the lack of mastery of content and thus of mathematical formalism. These factors are even greater if we consider the teaching of the visually impaired, due to the lack of reference in the context of contextualization and application in daily life. The teaching proposal present in this work aims at a conceptual approach of High School Thermology with low cost tactile 3D educational resources (mockups) that can compensate for blind or low vision students' lack of vision (if there are any in the classroom) but which can be used without any limitation for regular students. For through them it is possible to demonstrate molecular interactions present in images in textbooks in a manageable and interactive way. The materials were used with blind people and seers on different occasions, the qualitative and quantitative results after their application point to good performance and utilization, and thus become relevant for the construction of knowledge when used as support for common teaching materials.pt_BR
dc.description.resumoA Física no ensino médio é, por muitos, taxada como matéria difícil e isso desperta em alguns alunos aversão à disciplina. A dificuldade na compreensão pode se dar ao fato da falta de domínio do conteúdo e, assim, do formalismo matemático. Tais fatores são ainda maiores se pensarmos no ensino de deficientes visuais, pela falta de referência nos momentos de contextualização e aplicação no cotidiano. A proposta de ensino presente nesse trabalho visa abordagem conceitual de Termologia para Ensino Médio com recursos educacionais táteis em 3D (maquetes) de baixo custo que podem compensar a falta de visão de alunos cegos ou com baixa visão (se houver algum em sala de aula), mas que pode ser usado sem nenhuma limitação para alunos regulares. Pois através deles é possível demonstrar interações moleculares presentes em imagens nos livros didáticos de forma manuseável e interativa. Os materiais foram usados com pessoas cegas e videntes em diferentes ocasiões, os resultados qualitativos e quantitativos após a aplicação deles apontam para bom rendimento e aproveitamento, e assim, se tornam relevantes para a construção do conhecimento quando usado como apoio aos materiais didáticos comuns.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-05-24T18:54:33Z No. of bitstreams: 1 FÍSICA SENSORIAL - CAMILO GONÇALVES (1).pdf: 6846445 bytes, checksum: 0524281fcb4ce79dbe34097c1e65e751 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T18:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FÍSICA SENSORIAL - CAMILO GONÇALVES (1).pdf: 6846445 bytes, checksum: 0524281fcb4ce79dbe34097c1e65e751 (MD5) Previous issue date: 2019-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleFísica sensorial: uma proposta para o ensino de termologia a videntes e deficientes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Física sensorial: uma proposta para o ensino de termologia a videntes e deficientes visuais_Gonçalves_2019.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro6,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.