Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815
Tipo: Outro
Título: A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio
Autor(es): Monteiro Junior, Francisco Miranda
Borges, Denilson da Silva
Primeiro Orientador: Borges, Denilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Denilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Letícia Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Coimbra, Débora
Resumo: As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natureza da física quântica: uma natureza microscópica. O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito citada, porém bem pouco compreendida. Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor.
Palavras-chave: Física - ensino
Física quântica
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citação: MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Miranda; BORGES, Denilson da Silva. A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio. 2020. 20 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815
Data do documento: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio_Monteiro Júnior_2020.pdfProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.