Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815
Tipo: | Outro |
Título: | A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio |
Autor(es): | Monteiro Junior, Francisco Miranda Borges, Denilson da Silva |
Primeiro Orientador: | Borges, Denilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Denilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Letícia Maria de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Coimbra, Débora |
Resumo: | As atividades que compõem este trabalho derivam de uma situaçãoproblema que envolve a falta de equipamentos didáticos para melhor explanar a física quântica em sala de aula, seja ela do ensino médio ou até mesmo do ensino superior. E esta dificuldade se dá devido a particularidade da própria natureza da física quântica: uma natureza microscópica. O objetivo do desenvolvimento deste produto está relacionado a uma introdução dos conceitos, principios e fenômenos que regem a parte básica da física quântica, com o intuito de dar apoio ao professor durante explanações sobre o assunto abordado e de propor aos alunos uma compreensão através de uma atividade experimental, além de melhor disseminar esta ciência que é muito citada, porém bem pouco compreendida. Para os alunos e curiosos, este material possibilita uma visão de alguns conceitos e fenômenos quânticos, porém, não podemos deixar de destacar que o que a atividade experimental proporciona são visualizações de um campo nada quântico, é apenas algo para ilustrar alguns fenômenos. Auxiliando assim na construção do conhecimento, seguindo as orientações do professor. |
Palavras-chave: | Física - ensino Física quântica Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Miranda; BORGES, Denilson da Silva. A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio. 2020. 20 f. Produto educacional (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/815 |
Data do documento: | 19-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A “borracha quântica” aplicada como atividade experimental no ensino da física quântica para alunos do ensino médio_Monteiro Júnior_2020.pdf | Produto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.