Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins
metadata.dc.creator: Oliveira, José Francisco
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Michel Corci
metadata.dc.contributor.referee3: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.description.resumo: A dissertação apresenta o relato de um Material Instrucional (MI), aplicado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico. Os tópicos apresentados aqui, vetores, campo gravitacional, campo elétrico e potencial elétrico, são trabalhados nos livros didáticos analisados, adotados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2015). Entretanto, para o estudante do Ensino Técnico alguns temas como campo elétrico e potencial elétrico são necessários já no primeiro ano do curso e esses mesmos temas são cobrados nos livros do PNLD, somente no terceiro ano. Para auxiliar o trabalho dos professores do primeiro ano dos cursos técnicos foi preparado esse MI, inserindo os conceitos de campo elétrico e potencial elétrico no começo o curso. Esse material foi elaborado baseado nos aspectos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.
Abstract: The dissertation presents the report of an instructional material MI, applied to the students of the 1st year of Technical High School. The topics presented here, vectors, gravitational field, electric field and electric potential, are collected in the textbooks analyzed, adopted by the National Book and Teaching Material Program (PNLD 2015). However, for the student of Technical Education, some subjects such as Electric Field and Electrical Potential are necessary already in the first year of the course and these same subjects are charged in the PNLD books, only in the third year. In order to assist the work of the first year teachers of the technical courses, this MI was prepared, but inserting the concepts of electric field and electric potential at the beginning of the course and not only of the third year. This material was elaborated based on the theoretical aspects of Ausubel's Significant Learning Theory.
Keywords: Física - ensino
Campo gravitacional
Potencial elétrico
Aprendizagem significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: OLIVEIRA, José Francisco de. Uma proposta de um material potencialmente significativo para o estudo de física do primeiro ano do ensino técnico para os cursos de mecatrônica, eletrônica. Eletrotécnica e áreas afins. 156 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/810
Issue Date: 19-Dec-2019
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.