Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/78
Tipo: Dissertação
Título: A importância da divulgação científica em processos formativos de professores no ensino tecnológico
Autor(es): Andrade, Tatiane Sabino da Silva de
Primeiro Orientador: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonzaga, Amarildo Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Carolina Brandão
Resumo: Pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que discute a importância da Divulgação Científica para os Processos Formativos de Professores, tomando como referencial norteador as contribuições de autores cujas ideias se harmonizam com a proposta desta pesquisa, sendo eles: o orientador, os pesquisadores estudados, somados às respostas dos participantes no levantamento de dados. Têm-se como objetivo geral: Compreender o que os professores em formação continuada pensam a respeito da importância da Divulgação Científica em Processos Formativos de Professores, para elaboração de um processo/produto, sendo este um evento cujo foco seja a Divulgação Científica para a formação de professores. Quatro objetivos específicos foram estruturados, para sustentar o Objetivo Geral, a saber: a) Discorrer sobre abordagens referentes a Processos Formativos de Professores; b) Estabelecer relações entre Divulgação Científica e Comunicação Científica, considerando suas divergências e contribuições para a Divulgação de Processos e Produtos para a Formação de Professores; c) Identificar o que os professores em formação pensam a respeito da divulgação científica? d) propor um evento para a Formação de Professores com ênfase em Divulgação Científica de Processos e Produtos de Pesquisas Educacionais. O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Centro (CMC), mais especificamente oMestrado Profissional em Ensino Tecnológico eos sujeitos colaboradores para o levantamento de dados, são professores em formação, matriculados na turma 2015. A presente pesquisa é exploratória, com abordagem quantitativa e optamos como técnica para o levantamento de dados o questionário, havendo a transformação das respostas em estatísticas.A escolha do produto dessa pesquisa vislumbra uma proposta formativa sobre Divulgação Científica para professores, que integra um evento de Difusão Científica.
Abstract: Research in the scope of the Post-Graduate Program in Technological Teaching, at the Federal Institute of Education, Science and Technology, which discusses the importance of Scientific Divulgation for Teacher Training Processes, taking as a guiding reference the contributions of authors whose ideas harmonize with Proposal of this research, being: the advisor, the studied researchers, added to the answers of the participants in the data collection. The general objective is to: Understand what teachers in continuing education think about the importance of Scientific Dissemination in Teacher Training Processes, to elaborate a process / product, this being an event whose focus is the Scientific Divulgação for the formation Of teachers. Four specific objectives were structured to support the General Objective, namely: a) To discuss approaches related to Teacher Training Processes; B) To establish relationships between Scientific Dissemination and Scientific Communication, considering their differences and contributions to the Dissemination of Processes and Products for Teacher Education; C) Identify what the training teachers think about the scientific dissemination? D) Propose an event for Teacher Training with emphasis on Scientific Dissemination of Processes and Products of Educational Research. The locus of the research was the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), Campus Centro (CMC), more specifically the Professional Masters in Technological Teaching and the collaborating subjects for data collection, are teachers in training, enrolled In the 2015 class. The present research is exploratory, with a quantitative approach and we chose as technique for the data collection the questionnaire, with the transformation of the answers into statistics. The choice of the product of this research envisages a formative proposal on Scientific Divulgation for teachers, which integrates a Scientific Broadcasting event.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino tecnológico
Comunicação científica
Divulgação científica
Difusão científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/78
Data do documento: 5-Dez-2016
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da divulgação científica em processos formativos de professores no ensino tecnológico.pdfDissertação - documento principal2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.