Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/772
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação da nr-13 em vasos de pressão: teste hidrostático de um vaso de pressão do laboratório de mecânica do IFAM, Manaus-AM.
metadata.dc.creator: Menezes, Nazário Brasil
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Cristovão Américo Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Cristovão Américo Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Sidney Assis
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Placido Ferreira
metadata.dc.description.resumo: A NR-13 é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. Objetiva-se neste trabalho aplicar a NR-13 através de check list ao executar um teste hidrostático em um vaso de pressão do laboratório de mecânica do IFAM. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e experimental, de natureza qualitativa. Buscou-se a leitura aprofundada da NR-13, foi produzido uma lista de itens a serem inspecionados com base na NR-13 e foi realizado um teste hidrostático com um vaso de pressão no laboratório de mecânica, onde foi evidenciado a importância da integridade estrutural do vaso, visto que o rompimento de uma unidade desta acarreta graves acidentes. Além disso, esta é uma conduta profissional da modalidade mecânica e que se enquadra dentro da Manutenção Preventiva.
Abstract: NR-13 is a standard of the Ministry of Labor and Employment of Brazil and aims to establish minimum requirements for managing the structural integrity of steam boilers, pressure vessels and their interconnecting pipes in aspects related to installation, inspection, operation and maintenance, aiming at the safety and health of workers. The objective of this work is to apply the NR-13 through a checklist when performing a hydrostatic test in a pressure vessel in the IFAM mechanics laboratory. It is a bibliographical and experimental research, of a qualitative nature. A thorough reading of NR-13 was sought, a list of items to be inspected based on NR-13 was produced and a hydrostatic test was performed with a pressure vessel in the mechanics laboratory, where the importance of integrity was highlighted structure of the vessel, since the rupture of a unit of it causes serious accidents. In addition, this is a professional conduct of the mechanical modality and that fits within Preventive Maintenance.
Keywords: Engenharia mecânica
Hidrostático
Manutenção preventiva
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citation: MENEZES, Nazário Brasil. Aplicação da nr-13 em vasos de pressão: teste hidrostático de um vaso de pressão do laboratório de mecânica do IFAM, Manaus-AM. 2021. 51 f. (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/772
Issue Date: 11-Jan-2022
Appears in Collections:Monografia_Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicação da nr-13 em vasos de pressão: teste hidrostático de um vaso de pressão do laboratório de mecânica do IFAM, Manaus-AM_Menezes_2021.pdfMonografia_ Eng Mecânica - IFAM Campus Manaus Centro1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.