Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/764
Tipo: Outro
Título: Equilibrando o orçamento
Título(s) alternativo(s): Balancing the budget
Autor(es): Souza, Amélia Jandrea de
Marques, Jean Dalmo de Oliveira
Primeiro Orientador: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Jean Dalmo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Ponciano, Nilton Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, Afonso Fonseca
Resumo: O jogo “Equilibrando o Orçamento” é um jogo financeiro de controle de orçamento voltado para o público adolescente. Nele, cada jogador deve equilibrar o seu orçamento ao adquirir do baralho as cartas que correspondem aos valores e itens descritos em seu orçamento como: Investimento, poupança despesa fixa e despesa variável. Porém, não é tão simples, uma vez que o baralho também é composto de cartas coringa e cartas bônus que podem ser utilizadas por outros jogadores para dificultar bastante esse objetivo. Foi desenvolvido como um recurso educacional para o ensino-aprendizagem de educação financeira para estudantes do ensino médio das escolas brasileiras, pela professora Amélia Jandrea de Souza sob orientação do professor Dr. Jean Dalmo de Oliveira Marques, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET.
Abstract: The game “Balancing the Budget” is a financial game of budget control aimed at teenagers. In it, each player must balance their budget by acquiring from the deck the cards that correspond to the values and items described in their budget such as: Investment, savings, fixed expenses and variable expenses. However, it is not so simple, since the deck is also composed of wild cards and bonus cards that can be used by other players to make this objective very difficult. It was developed as an educational resource for the teachinglearning of financial education for high school students in Brazilian schools, by Professor Amélia Jandrea de Souza under the guidance of Professor Dr. Jean Dalmo de Oliveira Marques, through the Postgraduate Program in Technological Education - PPGET.
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino médio integrado
Base Nacional Comum Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/764
Data do documento: 28-Dez-2021
Aparece nas coleções:MPET - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Equilibrando o orçamento_Amelia Jandrea de Souza_2021.pdfProduto educacional_PPGET-IFAM Campus Manaus Centro9,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.