Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos
metadata.dc.creator: Simas, Aristeu Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, José Galúcio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se do relato da produ¸c˜ao e elabora¸c˜ao de uma sequˆencia did´atica para aplicar no 9◦ ano do ensino fundamental II. Uma Sequˆencia did´atica ´e um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas que tem como finalidade atingir um objetivos educacional, isto ´e, a aprendizagem do aluno. Nessa sequˆencia tratamos do ensino de cinem´atica, que ´e uma ´area da F´ısica que estuda os movimentos de corpos sem se importar com a causa do movimento, desde a parte inicial at´e movimento relativo. Para desencadear nossa proposta fundamentamos essa sequˆencia did´atica na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, pois essa teoria enfatiza a intera¸c˜ao entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura onde est˜ao inseridas. E importante salientar que nesta ´ sequˆencia did´atica, enfatizamos o estudo de Cinem´atica utilizando experimentos, pois os mesmos proporcionam vantagens ao serem utilizados em sala de aula, como a motiva¸c˜ao causada no estudante pelo fato de ver algo diferente em sala de aula e verifica-se um interesse maior dos alunos no uso de experimentos.
Abstract: The present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequence, we deal with the teaching of kinematics, which is an area of Physics that studies the movements of bodies without caring about the cause of the movement, from the initial part to relative movement. To trigger our proposal, we based this didactic sequence on Lev Vygotsky’s sociocultural theory, as this theory emphasizes the interaction between people in development and the culture where they are inserted. It is important to point out that in this didactic sequence, we emphasize the study of Kinematics using experiments, as they provide advantages when used in the classroom, such as the motivation caused in the student by seeing something different in the classroom and there is a greater student interest in the use of experiments.
Keywords: Física - ensino
Cinemática
Física - didática
Teoria de Vygotsky
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SIMAS, Aristeu Pereira. Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos. 162 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
Issue Date: 28-Sep-2021
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos_Simas_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro5,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.