Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363782297790054pt_BR
dc.contributor.referee2Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521315770932665pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, José Galúcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.creatorSimas, Aristeu Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014237751080762pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T16:13:03Z-
dc.date.available2022-04-07-
dc.date.available2022-04-07T16:13:03Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationSIMAS, Aristeu Pereira. Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos. 162 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719-
dc.description.abstractThe present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequence, we deal with the teaching of kinematics, which is an area of Physics that studies the movements of bodies without caring about the cause of the movement, from the initial part to relative movement. To trigger our proposal, we based this didactic sequence on Lev Vygotsky’s sociocultural theory, as this theory emphasizes the interaction between people in development and the culture where they are inserted. It is important to point out that in this didactic sequence, we emphasize the study of Kinematics using experiments, as they provide advantages when used in the classroom, such as the motivation caused in the student by seeing something different in the classroom and there is a greater student interest in the use of experiments.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se do relato da produ¸c˜ao e elabora¸c˜ao de uma sequˆencia did´atica para aplicar no 9◦ ano do ensino fundamental II. Uma Sequˆencia did´atica ´e um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas que tem como finalidade atingir um objetivos educacional, isto ´e, a aprendizagem do aluno. Nessa sequˆencia tratamos do ensino de cinem´atica, que ´e uma ´area da F´ısica que estuda os movimentos de corpos sem se importar com a causa do movimento, desde a parte inicial at´e movimento relativo. Para desencadear nossa proposta fundamentamos essa sequˆencia did´atica na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, pois essa teoria enfatiza a intera¸c˜ao entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura onde est˜ao inseridas. E importante salientar que nesta ´ sequˆencia did´atica, enfatizamos o estudo de Cinem´atica utilizando experimentos, pois os mesmos proporcionam vantagens ao serem utilizados em sala de aula, como a motiva¸c˜ao causada no estudante pelo fato de ver algo diferente em sala de aula e verifica-se um interesse maior dos alunos no uso de experimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-04-07T16:13:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Aristeu simas- corrigida.pdf: 5296550 bytes, checksum: afa1659b9a52a8ab28b17189949c3669 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-07T16:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Aristeu simas- corrigida.pdf: 5296550 bytes, checksum: afa1659b9a52a8ab28b17189949c3669 (MD5) Previous issue date: 2021-09-28en
dc.description.sponsorshipFAPEAM-
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectFísica - didáticapt_BR
dc.subjectTeoria de Vygotskypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos_Simas_2021.pdfDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro5,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.