Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Márcio Gomes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Márcio Gomes da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0521315770932665 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Campos, José Galúcio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0500936753469199 | pt_BR |
dc.creator | Simas, Aristeu Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5014237751080762 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T16:13:03Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07 | - |
dc.date.available | 2022-04-07T16:13:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.citation | SIMAS, Aristeu Pereira. Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos. 162 f. 2021. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/719 | - |
dc.description.abstract | The present work is about the report of the production and elaboration of a didactic sequence to be applied in the 9◦ year of elementary school II. A didactic sequence is a set of ordered, structured activities aimed at achieving an educational objective, that is, student learning. In this sequence, we deal with the teaching of kinematics, which is an area of Physics that studies the movements of bodies without caring about the cause of the movement, from the initial part to relative movement. To trigger our proposal, we based this didactic sequence on Lev Vygotsky’s sociocultural theory, as this theory emphasizes the interaction between people in development and the culture where they are inserted. It is important to point out that in this didactic sequence, we emphasize the study of Kinematics using experiments, as they provide advantages when used in the classroom, such as the motivation caused in the student by seeing something different in the classroom and there is a greater student interest in the use of experiments. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se do relato da produ¸c˜ao e elabora¸c˜ao de uma sequˆencia did´atica para aplicar no 9◦ ano do ensino fundamental II. Uma Sequˆencia did´atica ´e um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas que tem como finalidade atingir um objetivos educacional, isto ´e, a aprendizagem do aluno. Nessa sequˆencia tratamos do ensino de cinem´atica, que ´e uma ´area da F´ısica que estuda os movimentos de corpos sem se importar com a causa do movimento, desde a parte inicial at´e movimento relativo. Para desencadear nossa proposta fundamentamos essa sequˆencia did´atica na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, pois essa teoria enfatiza a intera¸c˜ao entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura onde est˜ao inseridas. E importante salientar que nesta ´ sequˆencia did´atica, enfatizamos o estudo de Cinem´atica utilizando experimentos, pois os mesmos proporcionam vantagens ao serem utilizados em sala de aula, como a motiva¸c˜ao causada no estudante pelo fato de ver algo diferente em sala de aula e verifica-se um interesse maior dos alunos no uso de experimentos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-04-07T16:13:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Aristeu simas- corrigida.pdf: 5296550 bytes, checksum: afa1659b9a52a8ab28b17189949c3669 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-07T16:13:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Aristeu simas- corrigida.pdf: 5296550 bytes, checksum: afa1659b9a52a8ab28b17189949c3669 (MD5) Previous issue date: 2021-09-28 | en |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física - ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Física - didática | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Vygotsky | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática utilizando experimentos_Simas_2021.pdf | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 5,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.