Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/709
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia
Autor(es): Barros, Thalita Maciel Melero
Primeiro Orientador: Costa, Katia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Kátia Maria Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Jaqueline de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Salazar, Deuzilene Marques
Resumo: O Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID) tem como finalidade valorizar e incentivar a docência, contribuindo na busca pela qualidade da formação docente através do contato com a realidade da escola que o ajuda a pensar e resolver desafios. Atividades foram realizadas durante o ano letivo de 2015 através do PIBID na Escola Estadual Ruy Araújo por meio do subprojeto da área de Química. O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências de formação vivenciadas no processo formativo inicial de um estudante de licenciatura no PIBID/IFAM. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa e autobiográfica, refletindo sobre aspectos relevantes na experiência formadora dentro do PIBID. As atividades vivenciadas foram por meio de participações em reuniões semanais, planejamento e produção de um projeto de intervenção elaborado a partir das observações realizadas na escola. O PIBID/IFAM contribuiu no desenvolvimento profissional para que um professor de Química reflita, pesquise e aprenda sobre a sua futura prática docente.
Abstract: The Institutional Program for Teaching Incentives (PIBID) aims to value and encourage teaching, contributing to the search for quality teacher education through contact with the reality of the school that helps you think and solve challenges. Activities were carried out during the academic year 2015 through PIBID at the Ruy Araújo State School through the subproject of the Chemistry area. The present work aims to analyze the training experiences experienced in the initial formative process of a undergraduate student in PIBID / IFAM. The research developed in a qualitative and autobiographical approach, reflecting on relevant aspects of the formative experience within PIBID. The activities carried out were through participation in weekly meetings, planning and production of an intervention project based on observations made at the school. PIBID / IFAM contributed to professional development for a chemistry teacher to reflect, research and learn about their future teaching practice.
Palavras-chave: Química - ensino
Formação inicial
PIBID
Prática docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: BARROS, Thalita Maciel Melero. Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia. 2018. 37 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/709
Data do documento: 28-Dez-2018
Aparece nas coleções:Monografia_Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia_Barros_2018.pdfMonografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro552,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.