Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Katia Maria Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Kátia Maria Guimarães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4801914492093251 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Jaqueline de Araújo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4616893220707322 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Salazar, Deuzilene Marques | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Thalita Maciel Melero | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T18:09:35Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31 | - |
dc.date.available | 2022-03-31T18:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-28 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Thalita Maciel Melero. Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia. 2018. 37 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/709 | - |
dc.description.abstract | The Institutional Program for Teaching Incentives (PIBID) aims to value and encourage teaching, contributing to the search for quality teacher education through contact with the reality of the school that helps you think and solve challenges. Activities were carried out during the academic year 2015 through PIBID at the Ruy Araújo State School through the subproject of the Chemistry area. The present work aims to analyze the training experiences experienced in the initial formative process of a undergraduate student in PIBID / IFAM. The research developed in a qualitative and autobiographical approach, reflecting on relevant aspects of the formative experience within PIBID. The activities carried out were through participation in weekly meetings, planning and production of an intervention project based on observations made at the school. PIBID / IFAM contributed to professional development for a chemistry teacher to reflect, research and learn about their future teaching practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Institucional de Incentivo à Docência (PIBID) tem como finalidade valorizar e incentivar a docência, contribuindo na busca pela qualidade da formação docente através do contato com a realidade da escola que o ajuda a pensar e resolver desafios. Atividades foram realizadas durante o ano letivo de 2015 através do PIBID na Escola Estadual Ruy Araújo por meio do subprojeto da área de Química. O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências de formação vivenciadas no processo formativo inicial de um estudante de licenciatura no PIBID/IFAM. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa e autobiográfica, refletindo sobre aspectos relevantes na experiência formadora dentro do PIBID. As atividades vivenciadas foram por meio de participações em reuniões semanais, planejamento e produção de um projeto de intervenção elaborado a partir das observações realizadas na escola. O PIBID/IFAM contribuiu no desenvolvimento profissional para que um professor de Química reflita, pesquise e aprenda sobre a sua futura prática docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-31T18:09:35Z No. of bitstreams: 1 Thalita Maciel Melero Barros_ Experiencia formadora no Pibid Ifam uma autobiografia.pdf: 565370 bytes, checksum: 743c222bcdc32bb91131d5cf45b0b7bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-31T18:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thalita Maciel Melero Barros_ Experiencia formadora no Pibid Ifam uma autobiografia.pdf: 565370 bytes, checksum: 743c222bcdc32bb91131d5cf45b0b7bd (MD5) Previous issue date: 2018-12-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiência formadora no PIBID/IFAM: uma autobiografia_Barros_2018.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro | 552,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.