Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/706
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Perfil dos estudantes de EJA em uma escola de Manaus: um estudo de caso |
Autor(es): | Silva, Luis Fhernando Mendonça da |
Primeiro Orientador: | Araújo, Elder Monteiro de |
Segundo Orientador: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Elder Monteiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dutra, Marcos Afonso |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem como foco um público diferenciado que evadiu da escola por vários motivos, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou ainda pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. Como opção metodológica para esta pesquisa utilizou-se um questionário com 11 questões, aplicado aos alunos, roteiro de entrevistas, além de se apropriar do método de tipo ideal de Max Weber. Sendo assim, esta pesquisa procurou conhecer o perfil e os desafios dos discentes da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição particular de Manaus, Amazonas, a partir de problemáticas referentes as suas expectativas e limitações, à educação e quais os desafios e problemas enfrentados por eles. Como resultado encontrou-se que a maioria dos alunos que estudam na EJA são do sexo masculino; solteiros; encontrou-se entre os alunos as mais variadas profissões, quanto à faixa etária, a maioria encontra-se entre os 18 e 25 anos. A maioria dos alunos não trabalha formalmente; quanto à sua renda mensal, a maioria está com renda entre um a dois salários mínimos; e consideram que o estudo está trazendo benefícios e pretendem prosseguir com estudos. |
Abstract: | The Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality that focuses on a differentiated public that has evaded the school for several reasons, either due to the inadequacies of the educational system or by unfavorable socioeconomic conditions. As a methodological option for this research was used a questionnaire with 11 questions, applied to the students, script interviews, and appropriated Max Weber's ideal type method. Therefore, this research sought to know the profile and the challenges of the students of the Education of Young and Adults of a particular institution of Manaus, Amazonas, based on problems related to their expectations and limitations, education and what challenges and problems faced by they. As a result it was found that the majority of the students studying in the EJA are male; singles; the most varied professions were among the students, in the age group, the majority is between 18 and 25 years old. Most students do not work formally; As for their monthly income, the majority have income between one and two minimum wages; and consider that the study is bringing benefits and intend to proceed with studies. |
Palavras-chave: | Química - ensino EJA Perfil dos alunos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
Citação: | SILVA, Luis Fhernando Mendonça da. Perfil dos estudantes de EJA em uma escola de Manaus: um estudo de caso. 2018. 61 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/706 |
Data do documento: | 5-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Monografia_Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perfil dos estudantes de EJA em uma escola de Manaus: um estudo de caso_Silva_2018.pdf | Monografia_Licenciatura em Química_IFAM-Campus Manaus Centro | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.