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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fermentação alcoólica e fermentação lática: estratégia para ensinar alunos surdos/deficientes auditivos com alimentos do cotidiano
Autor(es): Spíndola, Jesiane Andrade
Primeiro Orientador: Alves, Edilson Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Edilson Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Angeloto, Oraldo Eliseu
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Danielle Cristina Oliveira
Resumo: A dificuldade de encontrar alternativas metodológicas para o ensino de Química/Ciências a discentes surdos/deficientes auditivos, vinculados aos sistemas de ensino vigentes, motivou a elaboração de ações visando o ensino de conteúdos basilares das disciplinas. Isto é, no campo escolar inclusivo, acabam por ocasionar a desmotivação, tanto para alunos quanto para educadores. Tal fato, leva muitos pesquisadores a pensarem em novas possibilidades para o ensino dos estudantes com surdez. Nessa perspectiva, apresentaremos uma experiência com a abordagem do conceito da fermentação, conteúdo da grade curricular do 2º ano do ensino médio. Neste sentido, investigar possíveis práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos/deficientes auditivos com ênfase no estudo da fermentação alcóolica e fermentação lática no Instituto Federal do Amazonas. A pesquisa norteadora foi de caráter qualitativo-quantitativo tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. Foram coletados recursos didáticos naturais (bactéria lactobacilos); experimentos com materiais de baixo custo (presentes na alimentação), a fim de elaborar materiais didáticos para serem utilizados em laboratório ou na sala de aula. A seguir, relacionamos com atividades práticas, os conhecimentos sobre processos fermentativos com os conceitos essenciais da Química/Ciências, abordados no ensino médio. Para avaliar o processo de aprendizagem foi aplicado o jogo didático “céu do químico”. Com base nos resultados positivos, das estratégias de experimentação e do jogo didático, os discentes compreenderam os conceitos científicos corretamente. Portanto, uma ótima alternativa para a superação de alguns problemas no processo do ensino e da aprendizagem sobre os conteúdos de fermentação.
Abstract: The difficulty of finding methodological alternatives for the teaching of Chemistry / Science to deaf / hearing impaired students, linked to the current education systems, motivated the elaboration of actions aimed at teaching the basic contents of the subjects. That is, in the inclusive school field, they end up causing demotivation for both students and educators. This fact leads many researchers to think of new possibilities for teaching deaf students. In this perspective, we will present an experience with the approach of the concept of fermentation, content of the curriculum of the second year of high school. In this sense, to investigate possible pedagogical practices developed in the teaching and learning process of deaf / hearing impaired students with emphasis on the study of alcoholic fermentation and lactic fermentation at the Federal Institute of Amazonas. The guiding research was qualitative and quantitative, having the questionnaire as a data collection instrument. Natural didactic resources (lactobacillus bacteria) were collected; experiments with low-cost materials (present in food) in order to develop teaching materials for use in the laboratory or classroom. Next, we relate with practical activities, the knowledge about fermentative processes with the essential concepts of Chemistry / Sciences, addressed in high school. To evaluate the learning process, the didactic game “sky of the chemist” was applied. Based on the positive results, the experimentation strategies and the didactic game, the students understood the scientific concepts correctly. Therefore, a great alternative to overcome some problems in the process of teaching and learning about fermentation contents.
Palavras-chave: Química - ensino
Tecnologia - bebidas
Fermentação - bebidas
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Química
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: SPÍNDOLA, Jesiane Andrade. Fermentação alcoólica e fermentação lática: estratégia para ensinar alunos surdos/deficientes auditivos com alimentos do cotidiano. 2019. 95 f. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/694
Data do documento: 29-Nov-2019
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