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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da aprendizagem: instrumentos e critérios avaliativos na formação inicial de professores
metadata.dc.creator: Barros, Ranyelle Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josiani Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
metadata.dc.contributor.referee3: Eliane, Batista
metadata.dc.description.resumo: Versa esta pesquisa acerca dos instrumentos e critérios avaliativos, no contexto da avaliação da aprendizagem, ao possibilitar reflexões e diálogos, a partir das vivências dos estudantes de cursos Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Entendendo a importância da formação destes estudantes, esta pesquisa possui como objetivo elaborar uma proposta para a formação inicial, a partir das concepções dos licenciandos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e critérios avaliativos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Centro. Para tanto, apresenta-se sobre a avaliação da aprendizagem, instrumentos e os critérios avaliativos na formação de professores, a partir das visões de Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Pacheco (2002), Rossit e Storani (2010), entre outros. A pesquisa resulta de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Para isso, utilizamos como instrumento o questionário, com perguntas que privilegiam as vivências acadêmicas dos licenciandos. Os dados foram organizados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2009), dividida em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material (codificação e categorização) e 3) tratamento dos resultados: inferência e interpretação dos dados. Para avaliação do produto educacional, submetemos a um Comitê Ad Hoc, formado por professores especialistas, mestres e doutores que atuam na educação básica e superior e em cursos de formação para professores das Instituições públicas. Desse modo, os resultados das análises indicam que os licenciandos compreendem sobre a avaliação da aprendizagem e a relevância de estabelecer instrumentos e critérios que sirvam para diagnosticar, acompanhar e intervir no processo avaliativo, bem como, apontam que os instrumentos mais utilizados, a partir de suas vivências, são as provas objetivas e discursivas, e pouco usados, consideram os pré-testes e a avaliação cooperativa. Quanto aos avaliadores formados pelo Comitê Ad Hoc, expediram parecer favorável ao produto educacional, considerando-o como válido em seu objetivo de contribuir para a formação dos licenciandos.
Abstract: This research deals with the evaluated instruments and criteria, in the context of learning assessment, by enabling reflections and dialogues, based on the experiences of undergraduate students in Biological Sciences and Chemistry. Understanding the importance of training these students, this research aims to develop a proposal for initial training, based on the statements of undergraduates on learning assessment, instruments and evaluation criteria at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM Campus Manaus Center. Therefore, it presents the evaluation of learning, instruments and evaluation criteria in teacher education, based on the views of Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Pacheco (2002), Rossit and Storani (2010), among others. The research results from an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach. For this, we used the questionnaire as an instrument, with questions that focus on the academic experiences of the undergraduates. Data were organized and interpreted using the Content Analysis Technique (Bardin, 2009), divided into three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material (coding and categorization) and 3) treatment of results: inference and interpretation of data. To evaluate the educational product, we submit to an Ad Hoc Committee, formed by specialist teachers, masters and doctors who work in basic and higher education and in training courses for teachers in public institutions. Thus, the results of the analyzes indicate that the undergraduates understand about the assessment of learning and the relevance of establishing instruments and criteria that serve to diagnose, monitor and intervene in the evaluation process, as well as pointing out that the most used instruments, from their experiences are objective and discursive tests, and little used, consider pre-tests and cooperative assessment. As for the evaluators trained by the Ad Hoc Committee, they issued a favorable opinion to the educational product, considering it valid in its objective of contributing to the training of licentiates.
Keywords: Ensino tecnológico
Aprendizagem significativa
Critérios avaliativos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)
Citation: BARROS, Ranyelle Lopes. Avaliação da aprendizagem: instrumentos e critérios avaliativos na formação inicial de professores. 137 f. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/683
Issue Date: 17-Dec-2021
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MPET-Dissertações

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