Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Josiani Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3756747020230613pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Eliane, Batista-
dc.creatorBarros, Ranyelle Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1683630230564719pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T21:44:10Z-
dc.date.accessioned2022-03-14T21:44:16Z-
dc.date.available2022-03-14-
dc.date.available2022-03-14T21:44:10Z-
dc.date.available2022-03-14T21:44:16Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationBARROS, Ranyelle Lopes. Avaliação da aprendizagem: instrumentos e critérios avaliativos na formação inicial de professores. 137 f. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/683-
dc.description.abstractThis research deals with the evaluated instruments and criteria, in the context of learning assessment, by enabling reflections and dialogues, based on the experiences of undergraduate students in Biological Sciences and Chemistry. Understanding the importance of training these students, this research aims to develop a proposal for initial training, based on the statements of undergraduates on learning assessment, instruments and evaluation criteria at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM Campus Manaus Center. Therefore, it presents the evaluation of learning, instruments and evaluation criteria in teacher education, based on the views of Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Pacheco (2002), Rossit and Storani (2010), among others. The research results from an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach. For this, we used the questionnaire as an instrument, with questions that focus on the academic experiences of the undergraduates. Data were organized and interpreted using the Content Analysis Technique (Bardin, 2009), divided into three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material (coding and categorization) and 3) treatment of results: inference and interpretation of data. To evaluate the educational product, we submit to an Ad Hoc Committee, formed by specialist teachers, masters and doctors who work in basic and higher education and in training courses for teachers in public institutions. Thus, the results of the analyzes indicate that the undergraduates understand about the assessment of learning and the relevance of establishing instruments and criteria that serve to diagnose, monitor and intervene in the evaluation process, as well as pointing out that the most used instruments, from their experiences are objective and discursive tests, and little used, consider pre-tests and cooperative assessment. As for the evaluators trained by the Ad Hoc Committee, they issued a favorable opinion to the educational product, considering it valid in its objective of contributing to the training of licentiates.pt_BR
dc.description.resumoVersa esta pesquisa acerca dos instrumentos e critérios avaliativos, no contexto da avaliação da aprendizagem, ao possibilitar reflexões e diálogos, a partir das vivências dos estudantes de cursos Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Entendendo a importância da formação destes estudantes, esta pesquisa possui como objetivo elaborar uma proposta para a formação inicial, a partir das concepções dos licenciandos sobre avaliação da aprendizagem, instrumentos e critérios avaliativos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Manaus Centro. Para tanto, apresenta-se sobre a avaliação da aprendizagem, instrumentos e os critérios avaliativos na formação de professores, a partir das visões de Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Pacheco (2002), Rossit e Storani (2010), entre outros. A pesquisa resulta de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Para isso, utilizamos como instrumento o questionário, com perguntas que privilegiam as vivências acadêmicas dos licenciandos. Os dados foram organizados e interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2009), dividida em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material (codificação e categorização) e 3) tratamento dos resultados: inferência e interpretação dos dados. Para avaliação do produto educacional, submetemos a um Comitê Ad Hoc, formado por professores especialistas, mestres e doutores que atuam na educação básica e superior e em cursos de formação para professores das Instituições públicas. Desse modo, os resultados das análises indicam que os licenciandos compreendem sobre a avaliação da aprendizagem e a relevância de estabelecer instrumentos e critérios que sirvam para diagnosticar, acompanhar e intervir no processo avaliativo, bem como, apontam que os instrumentos mais utilizados, a partir de suas vivências, são as provas objetivas e discursivas, e pouco usados, consideram os pré-testes e a avaliação cooperativa. Quanto aos avaliadores formados pelo Comitê Ad Hoc, expediram parecer favorável ao produto educacional, considerando-o como válido em seu objetivo de contribuir para a formação dos licenciandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-14T21:44:10Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 3167371 bytes, checksum: f3875b2c1812ad993b2ee3581b1c6ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T21:44:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 3167371 bytes, checksum: f3875b2c1812ad993b2ee3581b1c6ab2 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17en
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2022-03-14T21:44:16Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 3167371 bytes, checksum: f3875b2c1812ad993b2ee3581b1c6ab2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T21:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - RANYELLE LOPES BARROS.pdf: 3167371 bytes, checksum: f3875b2c1812ad993b2ee3581b1c6ab2 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectCritérios avaliativospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: instrumentos e critérios avaliativos na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MPET-Dissertações
MPET-Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem: instrumentos e critérios avaliativos na formação inicial de professores_Barros-2021.pdfDissertação -PPGET-IFAM Campus Manaus Centro3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.