Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/681
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O saber docente e as contribuições para a formação humana integral dos discentes do Curso Integrado de Agropecuária do IFAM Zona Leste
metadata.dc.creator: Medeiros, Carime Elias Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cirlande Cabral da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Marivan Tavares dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar como os saberes docentes, atrelados à prática pedagógica dos professores da Escola Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), contribuem para a formação humana integral dos discentes do curso integrado de Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Os objetivos específicos são: identificar os saberes docentes utilizados em sala de aula na escola técnica; enumerar as principais dificuldades encontradas na sala de aula para a formação humana integral dos alunos; descrever as possíveis ações pedagógicas a serem desenvolvidas para a melhoria da prática docente; desenvolver um produto que favoreça a formação continuada dos professores que atuam na EPTNM e que tenha como princípio a formação humana integral. A realização desta pesquisa foi motivada pelo seguinte questionamento: como os saberes docentes estão relacionados com a formação humana integral dos discentes do curso de Agropecuária integrada do IFAM Campus Zona Leste? Para responder a essa pergunta, foram estabelecidas as seguintes questões norteadoras: os profissionais que atuam na EPTNM conhecem os objetivos educacionais que norteiam o ensino médio integrado? A formação continuada é prática comum entre os docentes da EPTNM? As políticas institucionais possibilitam que o docente desenvolva práticas pedagógicas inovadoras? A pesquisa foi de cunho qualitativo e a abordagem utilizada foi a pesquisa-ação. O instrumento de coleta de dados foi somente o questionário, pois, devido à pandemia de Covid-19, não foi possível a pesquisa in loco. O aporte teórico que embasa o estudo está pautado nas ideias e concepções de Tardif, Zabala, Libâneo, Pimenta e outros autores que estudam os saberes docentes. A pesquisa foi realizada com vinte professores oriundos do IFAM Campus Manaus Zona Leste, com três ou mais anos de experiência. Como resultado da pesquisa, foi realizada uma síntese dos saberes da formação profissional, dos saberes experienciais e da concepção dos docentes sobre a formação humana integral dos discentes. Através da pesquisa, foi possível estabelecer uma relação entre as concepções dos professores e a forma como desenvolvem o trabalho em sala de aula. Ao analisar os saberes docentes, percebeu-se a importância da vivência em sala de aula em conjunto com a formação acadêmica, visto que a percepção que o professor tem do estudante é fundamental no processo de aprendizagem. Tal aspecto é ainda mais importante em uma formação humana integral, na qual os projetos educacionais desenvolvidos na instituição auxiliam nesse processo. Percebeu-se, assim, ser necessária a formação continuada dos educadores para que possam melhorar cada vez mais nesse sentido. Como parte da pesquisa, foi desenvolvido como produto educacional um portfólio, criado com as principais ideias encontradas durante a pesquisa e com o intuito de apoiar as formações continuadas de educação humana integral.
Abstract: The main goal of the present work is to analyze how the teaching knowledge, linked to the pedagogical practice of the High School Vocational School (HSVS), contributes to the students' integral human formation from the integrated agriculture high School vocational course of the Federal Institute of Amazonas (IFAM). The specific objectives are: to identify the pedagogical knowledge used in the classroom at the vocational school; to enumerate the main difficulties found in the classroom for the students' integral human formation; to describe the possible pedagogical actions to be developed to improve teaching practice; to develop a product that favors the continuing education of teachers who work at HSVS and whose principle the integral human formation. This research was motivated by the following question: how is the teaching knowledge related to the students' integral human formation from the Integrated Agriculture course at the IFAM Campus Zona Leste? To answer this question, some questions were established: do the professionals working at the HSVS know the educational objectives that guide integrated high school education? Is continuing education a common practice among HSVS teachers? Do the institutional policies allow teachers to develop innovative teaching practices? The research was qualitative and the approach used was action research. The data collection instrument was the questionnaire. Due to the Covid-19 pandemic, it was not possible to carry out the survey in loco. The theoretical contribution that supports the study is based on the ideas and conceptions of Tardif, Zabala, Libâneo, Pimenta, and other authors. The research was carried out with twenty professors from the IFAM Campus Manaus Zona Leste, with three or more years of experience. As a research result, a synthesis of professional training knowledge, the experiential knowledge, and the teacher's conception about the students' integral human training was carried out. Through the research, it was possible to establish a relationship between the teachers' conceptions and the way they develop their work in the classroom. When analyzing the teaching knowledge, it was noticed the importance of classroom experience together with the academic formation, since the teacher's perception about the student is fundamental in the learning process. This aspect is even more important in an integral human formation, in which the educational projects developed at the institution help in this process. It was noticed, therefore, that the continuing education of educators is necessary so that they can improve even more in this regard. As part of the research, a portfolio was developed as an educational product, created from the main ideas found during the research, and with the aim of supporting continuing education in integral human education.
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Formação humana
Ensino médio integrado
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: MEDEIROS, Carime Elias Araújo de. O saber docente e as contribuições para a formação humana integral dos discentes do Curso Integrado de Agropecuária do IFAM Zona Leste. 2021. 124 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/681
Issue Date: 19-Mar-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.