Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A engenharia didática em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem para a geometria plana e espacial por meio da ferramenta metodológica google earth pro
Autor(es): Miranda, Neiva Guimarães
Primeiro Orientador: Freitas, Vinícius Paulo de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Vinícius Paulo de
metadata.dc.contributor.referee2: Caldas, Aldair Lucas Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz Neto, João
Resumo: A dificuldade na aprendizagem de conteúdos matemáticos em sala de aula constitui-se atualmente de reflexões e novas estratégias para o ensino. Dessa forma, agregar a metodologia convencional com novas práticas educacionais envolvendo as metodologias ativas com ferramentas tecnológicas acessíveis torna efetivo a integração com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, o presente trabalho de pesquisa buscou compreender o conteúdo matemático por meio do conhecimento básico das funcionalidades do software Google Earth Pro (GEP) como ambiente dinâmico e computacional na execução do posto de ferramenta no ensino da Geometria Plana e Espacial para alunos do ensino médio. A pesquisa fundamentou-se na metodologia das fases e estrutura da Engenharia Didática e nas técnicas e procedimentos operacionais da metodologia do trabalho científico, nesse sentido a entrevista não-diretiva, a observação e o questionário. Como resultados obteve-se a positiva aceitação dos sujeitos da pesquisa, estes observados pela interatividade e entusiasmo na operação da atividade proposta, similarmente o alcance do conhecimento conforme conteúdo estudado, o que se fundamenta de fato o ensino-aprendizagem composto na proposta da pesquisa. Portanto, uma vez que as utilizações de mediações tecnológicas em relação ao ensino integraram cognição e prática, conforme aplicações in loco, dispomos que o processo de ensino foi considerado positivo na associação com a propositura da ferramenta
Abstract: The difficulty in learning mathematical content in the classroom currently consists of reflections and new teaching strategies. In this way, adding the conventional methodology with new educational practices involving active methodologies with accessible technological tools makes effective the integration with what the Common National Curricular Base (BNCC) recommends. Given this, the present research work sought to understand the mathematical content through the basic knowledge of the features of the Google Earth Pro (GEP) software as a dynamic and computational environment in the execution of the tool post in the teaching of Flat and Spatial Geometry for high school students medium. The research was based on the methodology of the phases and structure of Didactic Engineering and on the operational techniques and procedures of the methodology of scientific work, in this sense the non-directive interview, observation and questionnaire. As a result, it was obtained, in addition to the positive acceptance of the research subjects, observed by the interactivity and enthusiasm in the operation of the proposed activity, similarly the reach of knowledge according to the content studied, which is in fact based on the teaching-learning composed in the research proposal. . Therefore, since the uses of technological mediations in relation to teaching have integrated cognition and practice, according to on-site applications, we provide that the teaching process was considered positive in association with the proposition of the tool.
Palavras-chave: Matemática
Engenharia didática
Geometria plana
Geometria espacial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
Citação: MIRANDA, Neiva Guimarães. A engenharia didática em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem para a geometria plana e espacial por meio da ferramenta metodológica google earth pro. 2020. 30 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/667
Data do documento: 29-Set-2020
Aparece nas coleções:Monografia_Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A engenharia didática em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem para a geometria plana e espacial por meio da ferramenta metodológica google earth proMonografia_Licenciatura em Matemática_IFAM-Campus Manaus Centro1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.