Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/663
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Descobrindo conceitos cinemáticos e dinâmicos através da interatividade e da leitura: uma prática investigativa em física
metadata.dc.creator: Santos Júnior, Marcelo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcio Gomes da
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Thiago Lobo
metadata.dc.contributor.referee3: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.description.resumo: O ensino da Física centrado na memorização de fórmulas e de exercícios repetitivos tem lavado a predominância de um procedimento didático-pedagógico que deixou o âmbito investigativo dessa ciência em caráter secundário ou até mesmo inexistente. E, frente às novas exigências educacionais com ênfase em desenvolvimento de habilidades e competências, o foco memorístico na Física tornou-se ineficiente. Com intuito de seguir por uma abordagem de cunho investigativo, optou-se por elaborar uma sequência didática na perspectiva investigativa de Jorde e aplicá-la em duas turmas do 1º ano do ensino médio. De modo a contempla esse itinerário educativo, a prática didática foi dividida em sete etapas ancoradas em experimentos reais, virtuais e na leitura, através de situações-problemas. Com a interatividade e a discussão coletiva contempla tais etapas, a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky foi utilizada como suporte teórico. Como a prática educativa também utilizou conhecimentos e organizadores prévios para consecução dos objetivos da pesquisa, também foi utilizado de forma integrada a teoria de David Ausubel. A última parte da metodologia consistiu basicamente em contemplar o objetivo final do produto didático, que consistia basicamente na construção individual de um mapa conceitual interligando conceitos cinemáticos e dinâmicos através da relação entre as duas primeiras leis de Newton e as causas dos movimentos acelerados e/ou retilíneo uniforme. Através de dados qualitativos e quantitativos foi possível perceber a extrair evidencias de aprendizagem significativa do corpo discente, tanto durante quanto após a pesquisa. Os resultados analisados separadamente de cada turma, bem como os resultados comparativos, mostraram indicativo de aprendizagem efetiva de conceitos cinemáticos e dinâmicos.
Abstract: The teaching of physics centered on the memorization of formulas and repetitive exercises has washed away the predominance of a didactic-pedagogical procedure that left the research scope of this science in a secondary or even non-existent character. And, faced with new educational requirements with an emphasis on skills and competency development, the memory focus on physics has become inefficient. In order to follow an investigative approach, it was decided to elaborate a didactic sequence in Jorde's investigative perspective to two classes of the 1st year of high school. In order to contemplate this educational itinerary, didactic practice was divided into seven stages anchored in real, virtual experiments and in reading through problem situations. With interactivity and collective discussion contemplating such stages, Lev Vygotsky's theory of learning was used as theoretical support. As educational practice also used previous knowledge and organizers to achieve the objectives of the research, the theory of David Ausubel was also used in an integrated way. The last part of the methodology basically consisted of contemplating the final objective of the didactic product, which basically consisted in the individual construction of a conceptual map interconnecting kinematic and dynamic concepts through the relation between Newton's first two laws and the causes of accelerated and / or rectilinear. Through qualitative and quantitative data it was possible to perceive to extract evidence of significant learning from the student body, both during and after the research. The results analyzed separately from each class, as well as the comparative results, showed an indicative of effective learning of kinematic and dynamic concepts.
Keywords: Física - ensino
Ensino por investigação
Aprendizagem significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SANTOS JÚNIOR, Marcelo dos. Descobrindo conceitos cinemáticos e dinâmicos através da interatividade e da leitura: uma prática investigativa em física.180 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/663
Issue Date: 12-Aug-2019
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Descobrindo conceitos cinemáticos e dinâmicos através da interatividade e da leitura: uma prática investigativa em físicaDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro5,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.