Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/651
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino de física das radiações ionizantes: do senso comum ao conhecimento científico |
metadata.dc.creator: | Pinheiro, Di Angelo Matos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de |
metadata.dc.description.resumo: | Convive-se com a radiação proveniente de várias fontes, tanto natural quanto artificial, e de fato a vida na Terra só existe por causa dela, sendo um aspecto primordial do nosso cotidiano. Embora a maioria dos estudantes já tenha ouvido falar sobre radiação, um número significativo desconhece o assunto, itens fundamentais tais como: seus benefícios, e a diferença entre a radiação ionizante e não-ionizante. A visão do aluno é aquela gerada pela mídia, informando que a radiação é prejudicial. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo abordar o tema em sala de aula, através de uma sequência didática, para alunos do ensino profissionalizante, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia midiatizada, senso comum, e formule os conceitos científicos. O trabalho começa com um estudo breve sobre a aprendizagem significativa e seus principais colaboradores, posteriormente abordar-se o ensino de física das radiações – radiação ionizante, logo em seguida relaciona-se a física das radiações com a aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente apresenta-se a sequência didática desenvolvida para os alunos do Instituto Federal do Amazonas – IFAM/ Campus Manaus Centro, e os resultados |
Abstract: | We lived with the radiation from various sources, both natural and artificial, and indeed life on Earth exists only because of it being a key aspect of our daily lives. Although most students have heard about radiation, a significant number do not know the subject, basic items such as their benefits, and the difference between ionizing and non-ionizing radiation. The vision of the student is the one generated by the media, stating that the radiation is harmful. Thus, this study aims to address the topic in the classroom, through a didactic sequence for students of vocational education in meaningful learning theory perspective of David Ausubel, so that takes the student out of the mediatic idea, common sense, and formulate scientific concepts. The work begins with a brief study of the meaningful learning and its key employees subsequently approach the teaching of physics of radiation - ionizing radiation immediately will relate the physics of radiation with the meaningful learning of Ausubel. Finally we present the teaching sequence presented to students of the Federal Institute of Amazonas - IFAM / Manaus Campus Center, and present the results. |
Keywords: | Física Aprendizagem significativa Radiações Sequência didática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) |
Citation: | PINHEIRO, Di Angelo Matos. Ensino de Física das Radiações Ionizantes: do senso comum ao conhecimento científico.146 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/651 |
Issue Date: | 20-Aug-2016 |
Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ensino de física das radiações ionizantes: do senso comum ao conhecimento científico | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 9,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.