Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997091837851642pt_BR
dc.creatorPinheiro, Di Angelo Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7664104905216397pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T15:01:25Z-
dc.date.available2021-11-29-
dc.date.available2021-11-29T15:01:25Z-
dc.date.issued2016-08-20-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Di Angelo Matos. Ensino de Física das Radiações Ionizantes: do senso comum ao conhecimento científico.146 f. 2016. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/651-
dc.description.abstractWe lived with the radiation from various sources, both natural and artificial, and indeed life on Earth exists only because of it being a key aspect of our daily lives. Although most students have heard about radiation, a significant number do not know the subject, basic items such as their benefits, and the difference between ionizing and non-ionizing radiation. The vision of the student is the one generated by the media, stating that the radiation is harmful. Thus, this study aims to address the topic in the classroom, through a didactic sequence for students of vocational education in meaningful learning theory perspective of David Ausubel, so that takes the student out of the mediatic idea, common sense, and formulate scientific concepts. The work begins with a brief study of the meaningful learning and its key employees subsequently approach the teaching of physics of radiation - ionizing radiation immediately will relate the physics of radiation with the meaningful learning of Ausubel. Finally we present the teaching sequence presented to students of the Federal Institute of Amazonas - IFAM / Manaus Campus Center, and present the results.pt_BR
dc.description.resumoConvive-se com a radiação proveniente de várias fontes, tanto natural quanto artificial, e de fato a vida na Terra só existe por causa dela, sendo um aspecto primordial do nosso cotidiano. Embora a maioria dos estudantes já tenha ouvido falar sobre radiação, um número significativo desconhece o assunto, itens fundamentais tais como: seus benefícios, e a diferença entre a radiação ionizante e não-ionizante. A visão do aluno é aquela gerada pela mídia, informando que a radiação é prejudicial. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo abordar o tema em sala de aula, através de uma sequência didática, para alunos do ensino profissionalizante, na perspectiva da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, de modo que leve o aluno a sair da ideia midiatizada, senso comum, e formule os conceitos científicos. O trabalho começa com um estudo breve sobre a aprendizagem significativa e seus principais colaboradores, posteriormente abordar-se o ensino de física das radiações – radiação ionizante, logo em seguida relaciona-se a física das radiações com a aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente apresenta-se a sequência didática desenvolvida para os alunos do Instituto Federal do Amazonas – IFAM/ Campus Manaus Centro, e os resultadospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-11-29T15:01:25Z No. of bitstreams: 1 Di Angelo Matos Pinheiro (1).pdf: 9490919 bytes, checksum: 48a5d03ebfe0f2ca4c07bd605c727dc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T15:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Di Angelo Matos Pinheiro (1).pdf: 9490919 bytes, checksum: 48a5d03ebfe0f2ca4c07bd605c727dc6 (MD5) Previous issue date: 2016-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectRadiaçõespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleEnsino de física das radiações ionizantes: do senso comum ao conhecimento científicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de física das radiações ionizantes: do senso comum ao conhecimento científicoDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro9,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.