Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio
Autor(es): Cruz, Alê de Souza
Primeiro Orientador: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee1: Anglada-Rivera, José
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Denilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ronaldo Santos Da
metadata.dc.contributor.referee4: Ruiz, Yurimiler Leyet
metadata.dc.contributor.referee5: Nunes, Wagner Antônio da Silva
Resumo: Um problema atual para o professor que trabalha com ciências está na falta de motivação dos alunos frente aos métodos atuais de ensino, onde muitas escolas, até mesmos em escolas de ensino muito tradicional vem mudando suas abordagens com aulas práticas, construção de laboratórios tanto de ciências como de robótica. Essas mudanças podem ser notadas com maior intensidade em escolas particulares (CASTRO, 2015). Mas o que fazer par mudar o panorama atual de nossas escolas públicas? Esta é uma das iniciativas desse trabalho que vem auxiliar o professor do Terceiro Ano do Ensino Médio na área experimental, fazendo uso de novas tecnologias como a energia solar fotovoltaica para trabalhar assuntos dentro da área de eletricidade. Levado em consideração a área ambiental e o incentivo ao uso de energias renováveis. Com esse tipo de atividade podemos incentivar o aluno do ensino básico a explorar outras formas de produzir energia elétrica aproveitando o que há em abundância na nossa região que é a energia solar. Levando em consideração o conhecimento prévio do aluno para termos uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: A current problem for the teacher working in science is the lack of motivation of students facing current teaching methods, where many schools, even in very traditional schools have been changing their approaches with practical classes, construction of laboratories both science as of robotics. These changes can be noticed with greater intensity in private schools (CASTRO, 2015). But what do we do to change the current panorama of our public schools? This is one of the initiatives of this work that comes to assist the teacher of the Third Year of High School in the experimental area, making use of new technologies such as photovoltaic solar energy to work subjects within the area of electricity. Taking into consideration the environmental area and the incentive to use renewable energy. With this kind of activity we can encourage the elementary school student to explore other ways of producing electricity by taking advantage of what is abundant in our region that is solar energy. Taking into account the previous knowledge of the student to have a more meaningful learning.
Palavras-chave: Ensino de física
Aprendizagem significativa
Energia solar
Eletricidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: CRUZ, Alê de Souza. Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxilio ao ensino de ensino de física no 3º ano do ensino médio.122 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/649
Data do documento: 20-Dez-2019
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática baseada na energia solar fotovoltaica como auxílio ao ensino de física no 3º ano do ensino médio_Alê de Souza Cruz_2019Dissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.