Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643
metadata.dc.type: | Outro |
Title: | Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio |
metadata.dc.creator: | Neves, Glauber Siqueira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aquino, Soraya Farias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferracioli, Laércio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Campos, José Galúcio |
metadata.dc.description.resumo: | É com muita satisfação que apresento o produto educacional desta dissertação que é o resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ofertado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Federal de Educação do Amazonas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, idealizado para contribuir com uma educação de qualidade. Essa sequência didática se constitui em uma proposta para o ensino de alguns conceitos da Eletrodinâmica envolvidos em uma instalação elétrica residencial, especialmente voltada para o terceiro ano do Ensino Médio. A atividade prática aqui explicitada foi conduzida pelo docente assumindo de forma concreta sua função de mediador e com a participação ativa dos alunos, motivada e arquitetada a partir de um fato real - os incêndios causados por curto circuito devido instalações elétricas improvisadas e muito constantes no bairro do São Jorge, mesmo bairro da escola onde foi feita a aplicação do produto educacional. Esse trabalho foi elaborado tomando por base a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, onde o professor estabelece uma relação de interação com o aluno e se utiliza de meios para facilitar a aprendizagem. É nessa interação que se estabelece a conexão entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. E, com a intenção de fortalecer os conceitos relacionados à Eletrodinâmica, ele foi concebido para ser realizado em nove aulas de 50 minutos cada. Por fim, esperamos que esta sequência didática seja útil, e que possa potencializar as aulas de Física, em especial sobre os conceitos relacionados a Eletrodinâmica, a todos os profissionais da educação que desejem fazer uso deste produto em suas aulas. A seguir, serão apresentadas as três etapas que compreendem: a fundamentos da eletrodinâmica, necessária para docente aprofundar o estudo dos fenômenos físicos que são abordados, a sequência didática e os questionários do pré-teste e pós-teste. Os conteúdos da Eletrodinâmica abordados na sequência didática são: corrente elétrica, as leis de Ohm, potência elétrica, resistores e suas associações, além do cálculo de consumo de energia elétrica. |
Keywords: | Ensino de física Eletrodinâmica Corrente elétrica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citation: | NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 21 f. 2019. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643 |
Issue Date: | 19-Dec-2019 |
Appears in Collections: | MNPEF - Produto educacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio | Produto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 924,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.