Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643
metadata.dc.type: Outro
Title: Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médio
metadata.dc.creator: Neves, Glauber Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Ferracioli, Laércio
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, José Galúcio
metadata.dc.description.resumo: É com muita satisfação que apresento o produto educacional desta dissertação que é o resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ofertado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Federal de Educação do Amazonas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, idealizado para contribuir com uma educação de qualidade. Essa sequência didática se constitui em uma proposta para o ensino de alguns conceitos da Eletrodinâmica envolvidos em uma instalação elétrica residencial, especialmente voltada para o terceiro ano do Ensino Médio. A atividade prática aqui explicitada foi conduzida pelo docente assumindo de forma concreta sua função de mediador e com a participação ativa dos alunos, motivada e arquitetada a partir de um fato real - os incêndios causados por curto circuito devido instalações elétricas improvisadas e muito constantes no bairro do São Jorge, mesmo bairro da escola onde foi feita a aplicação do produto educacional. Esse trabalho foi elaborado tomando por base a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, onde o professor estabelece uma relação de interação com o aluno e se utiliza de meios para facilitar a aprendizagem. É nessa interação que se estabelece a conexão entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. E, com a intenção de fortalecer os conceitos relacionados à Eletrodinâmica, ele foi concebido para ser realizado em nove aulas de 50 minutos cada. Por fim, esperamos que esta sequência didática seja útil, e que possa potencializar as aulas de Física, em especial sobre os conceitos relacionados a Eletrodinâmica, a todos os profissionais da educação que desejem fazer uso deste produto em suas aulas. A seguir, serão apresentadas as três etapas que compreendem: a fundamentos da eletrodinâmica, necessária para docente aprofundar o estudo dos fenômenos físicos que são abordados, a sequência didática e os questionários do pré-teste e pós-teste. Os conteúdos da Eletrodinâmica abordados na sequência didática são: corrente elétrica, as leis de Ohm, potência elétrica, resistores e suas associações, além do cálculo de consumo de energia elétrica.
Keywords: Ensino de física
Eletrodinâmica
Corrente elétrica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: NEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 21 f. 2019. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643
Issue Date: 19-Dec-2019
Appears in Collections:MNPEF - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médioProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro924,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.