Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee2Ferracioli, Laércio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380100778286872pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, José Galúcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0500936753469199pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/642pt_BR
dc.creatorNeves, Glauber Siqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699444658998102pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-11T20:28:25Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2021-11-11T20:28:25Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationNEVES, Glauber Siqueira. Instalações elétricas: uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no 3º ano de ensino médio. 2019. 21 f. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/643-
dc.description.resumoÉ com muita satisfação que apresento o produto educacional desta dissertação que é o resultado de um trabalho de conclusão do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, ofertado em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, a Universidade Federal do Amazonas, o Instituto Federal de Educação do Amazonas e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, idealizado para contribuir com uma educação de qualidade. Essa sequência didática se constitui em uma proposta para o ensino de alguns conceitos da Eletrodinâmica envolvidos em uma instalação elétrica residencial, especialmente voltada para o terceiro ano do Ensino Médio. A atividade prática aqui explicitada foi conduzida pelo docente assumindo de forma concreta sua função de mediador e com a participação ativa dos alunos, motivada e arquitetada a partir de um fato real - os incêndios causados por curto circuito devido instalações elétricas improvisadas e muito constantes no bairro do São Jorge, mesmo bairro da escola onde foi feita a aplicação do produto educacional. Esse trabalho foi elaborado tomando por base a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, onde o professor estabelece uma relação de interação com o aluno e se utiliza de meios para facilitar a aprendizagem. É nessa interação que se estabelece a conexão entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. E, com a intenção de fortalecer os conceitos relacionados à Eletrodinâmica, ele foi concebido para ser realizado em nove aulas de 50 minutos cada. Por fim, esperamos que esta sequência didática seja útil, e que possa potencializar as aulas de Física, em especial sobre os conceitos relacionados a Eletrodinâmica, a todos os profissionais da educação que desejem fazer uso deste produto em suas aulas. A seguir, serão apresentadas as três etapas que compreendem: a fundamentos da eletrodinâmica, necessária para docente aprofundar o estudo dos fenômenos físicos que são abordados, a sequência didática e os questionários do pré-teste e pós-teste. Os conteúdos da Eletrodinâmica abordados na sequência didática são: corrente elétrica, as leis de Ohm, potência elétrica, resistores e suas associações, além do cálculo de consumo de energia elétrica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-11-11T20:28:25Z No. of bitstreams: 1 Produto Educacional Glauber definitivo.pdf: 946631 bytes, checksum: cf164353e338f575d8b037d06cf6fea5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-11T20:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Produto Educacional Glauber definitivo.pdf: 946631 bytes, checksum: cf164353e338f575d8b037d06cf6fea5 (MD5) Previous issue date: 2019-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectCorrente elétricapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleInstalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médiopt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Instalações elétricas: uma proposta para ensino da eletrodinâmica no 3º do ensino médioProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro924,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.