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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O gênero textual relatório de estágio na educação profissional técnica de nível médio: articulação de fundamentos para uma formação politécnica
metadata.dc.creator: Silva, Gilson Allefy Chaves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Francisca Morais de
metadata.dc.contributor.referee3: Fischer, Maria Clara Bueno
metadata.dc.description.resumo: A formação politécnica se fundamenta em princípios que ressaltam a integração entre múltiplas dimensões do desenvolvimento humano e na perspectiva ontológica do trabalho. Diante disso, esta pesquisa de mestrado, situada no campo da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTMN), traz ao centro da discussão o espaço formativo do estágio profissional, tendo como foco o gênero discursivo Relatório. Assim, objetivamos compreender como o Relatório de Estágio Profissional dos cursos técnicos de nível médio do IFAM pode articular aspectos da formação politécnica em seu processo de construção textual. Para tanto, delimitamos este estudo ao Campus Manaus Centro (CMC) do referido Instituto, destacando como sujeitos participantes os professores orientadores de estágio profissional. Nesse contexto, alcançamos quatro cursos ligados às formas de ofertas integrada e subsequente – eletrotécnica, mecânica, informática e edificações –, salientando duas etapas principais de investigação: a pesquisa documental e a pesquisa de campo por meio remoto. Desse modo, utilizamos o questionário e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados, ressaltando a abordagem de cunho qualitativo. Nessa direção, nos apoiamos em procedimentos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para sistematizar, discutir e estruturar as inferências necessárias à averiguação das informações de natureza discursiva. Ainda nessa trajetória, construímos um produto educacional cuja finalidade foi intervir nas questões identificadas e contribuir com o processo de orientação escrita do gênero textual em questão. Assim, constatamos que, para articular aspectos da formação politécnica, é fundamental que o relatório caminhe por um processo construtivo que estimule a ampliação dos conhecimentos do estudante e que integre as dimensões teórico-técnicas, lançando mão de um olhar crítico acerca do mundo do trabalho. Com isso, destacamos a relevância de um material educativo que considerou os fundamentos e as integrações preconizadas pela politecnia, bem como a concepção dos gêneros textuais a partir de uma visão sociodiscursiva. Além disso, salientamos a necessidade de contribuições direcionadas à figura do professor orientador de estágio, cujo papel nessa trajetória de elaboração do relatório é evidente. Frisamos que esta pesquisa se assenta na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”, cujas bases estão presentes no Macroprojeto “História e memórias no contexto da EPT”, conforme as diretrizes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Abstract: Polytechnical formation is based on principles that reinforce the integration between multiple dimensions of human development and in the ontological perspective of work. As a consequence, this master’s research, situated in the field of Professional and Technological High School Education (EPTMN), brings to the center of discussion the formative space of the professional internship, focusing on the discursive gender report. And so, we aim to understand how the Professional Internship Report of IFAM's technical high school courses can coordinate aspects of polytechnical trainig in its textual construction process. For this, we restric this study to the “Manaus Centro” Campus of the referred institute, highlighting as participating subjects the professional internship advisors. In this context, we reached four courses linked to the integrated and subsequent offers – eletrotechnics, mechanics, computers and buildings -, enphasizing two main stages of investigation: documentary research and online field research. Thus, we used the questionnaire and the semi-structured interview as a data collection technique, highlighting the qualitative approach. In this direction, we relied on Content analysis procedures (BARDIN, 2016) to systematize, discuss and structure the necessary inferences to confirm the discursive information. Still in this trajectory, we built an educational product wich purpose was to interfere in the indetified issues and contribute to the written orientation process of the textual genre used. So, we found that, in order to articulate aspects of the polytechnic formation, it is fundamental that the internship report goes through a constructive process that stimulates the expansion of the students knowledge and integrates the theoretical and technical dimensions, avoiding a critical look at the work. With this, we emphasize the relevance of na educational material that considers the fundamentals and the integrations proposed by the polytechnics, as well as the conception of textual genres from a socio-discursive point of view. In addition to that, we also emphasize the need of contributions directed to the internship advisor, who has an evidente role on the elaboration of the report. Moreover, we stress that this research is based on the research line "Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Vocational and Technological Education", whose bases are present in the Macroproject "History and memories in the context of EFA", according to the guidelines of the Professional Master in Vocational and Technological Education (ProfEPT).
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Politecnia
Gêneros textuais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: SILVA, Gilson Allefy Chaves da. O gênero textual relatório de estágio na educação profissional técnica de nível médio: articulação de fundamentos para uma formação politécnica. 2021. 157 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/624
Issue Date: 25-Aug-2021
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