Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/618
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cultura e práticas escolares na Escola Agrotécnica Federal de Manus-AM (1979-1993)
metadata.dc.creator: Cruz, Naasson Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Pablo Menezes e
metadata.dc.contributor.referee3: Normando, Tarcisio Serpa
metadata.dc.description.resumo: Este estudo insere-se no campo da História das Instituições Escolares e teve como objeto de pesquisa a Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM, com o objetivo de pesquisar a cultura e as práticas escolares no contexto de 1979 a 1993. A metodologia utilizada encontra-se embasada em uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada como metodologia de coleta de dados. O suporte teórico contou com as contribuições de Vinão Frago (1995) e Julia (2001). Desse modo, primeiramente buscamos entender o percurso do ensino agrícola ao longo do século XX, posteriormente, identificamos os temposespaços e sujeitos escolares, e finalizamos com a análise das práticas escolares de um professor que trabalhou na instituição pesquisada. Deste modo, conseguimos adentrar na instituição pesquisada e conhecer um pouco seu cotidiano no período de 1979 a 1993. Espera-se que esta dissertação contribua nos desvelamentos da história da educação profissional ou de uma instituição escolar voltada para o ensino agrícola, bem como aos pesquisadores que pretendam investigar sobre a Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM. Como fruto desta pesquisa elaborou-se o e-book, intitulado O Sistema Escola-Fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, como produto educacional com o objetivo de servir de interlocução aos professores, estudantes e pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da Educação Profissional e Tecnológica no Amazonas.
Abstract: This study is part of the field of History of School Institutions and had as research object the Federal Agrotechnical School of Manaus-AM, with the objective of researching the culture and school practices in the context of 1979 to 1993. based on a qualitative research, being the bibliographical research, documental and the semi-structured interview as data collection methodology. The theoretical support had the contributions of Vinão Frago (1995) and Julia (2001). In this way, we first sought to understand the course of agricultural education throughout the 20th century, then we identified the time-spaces and school subjects, and ended with the analysis of the school practices of a teacher who worked in the researched institution. In this way, we were able to enter the researched institution and get to know a little about its daily life in the period from 1979 to 1993. It is hoped that this dissertation contributes to the unveiling of the history of professional education or of a school institution dedicated to agricultural education, as well as to researchers who intend to investigate about the Federal Agrotechnical School of Manaus-AM. As a result of this research, the e-book, entitled The School-Farm System at the Federal Agrotechnical School of Manaus, was developed as an educational product with the objective of serving as a dialogue for teachers, students, researchers and others interested in knowing a little more about the history of Professional and Technological Education in Amazonas.
Keywords: Educação profissional e tecnológica
Educação profissional - história
Ensino agrícola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citation: CRUZ, Naasson Barbosa. Cultura e práticas escolares na Escola Agrotécnica Federal de Manaus - AM (1979-1993). 2021. 176 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/618
Issue Date: 24-Aug-2021
Appears in Collections:PROFEPT - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cultura e práticas escolares na Escola Agrotécnica Federal de Manus-AM (1979-1993)_Cruz-2021.pdfDissertação_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro46,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.