Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins
metadata.dc.creator: Oliveira, Sidomar Pirrony Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Wagner Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Denilson da Silva
metadata.dc.description.resumo: A educação tecnológica vem crescendo no Brasil, pois o mercado necessita de profissionais adequados as questões tecnológicas e as empresas estão cada vez mais necessitando de técnicos cada vez mais aptos. Os cursos técnicos profissionalizantes têm em sua grade curricular, conteúdos de Física que são muito importantes para uma formação sólida, portanto faz-se necessário uma boa compreensão destes conceitos e propriedades. Esta pesquisa traz como proposta a elaboração de um livro didático com uma organização curricular direcionada para educação profissionalizante. A metodologia deu-se em três etapas denominadas como: “A Visão dos Professores”, com objetivo de colher informações dos professores sobre a dificuldade que os alunos, recém-chegados do ensino fundamental II, apresentam ao cursar a disciplina Eletricidade. “Conhecimentos Prévios” com a aplicação de questionários avisando avaliar os conhecimentos prévios que os alunos trazem do ensino fundamental II na disciplina Física, tanto referentes a parte da Mecânica quanto a parte da Eletricidade e Magnetismo. “A Avaliação do Produto na Visão dos Alunos” utilizando questionários afim de identificar fatores que venham contribuir e atrapalhar o processo de ensino e aprendizagem de Física nos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos de Mecatrônica, Eletrônica e áreas afins.
Abstract: Technological education has been growing in Brazil, as the market needs professionals that are appropriate to technological issues and companies are increasingly in need of increasingly capable technicians. The vocational technical courses have in their curriculum, Physics contents that are very important for a solid formation, so it is necessary a good understanding of these concepts and properties. This research proposes the elaboration of a textbook with a curricular organization directed to professional education. The methodology took place in three stages called: “The Teachers' Vision”, aiming to gather information from teachers about the difficulty that students, newcomers from elementary school II, present when studying the Electricity course. “Prior Knowledge” with the application of questionnaires to assess the prior knowledge that students bring from elementary school II in the Physical discipline, referring to the part of Mechanics as well as the part of Electricity and Magnetism. “Product Evaluation in the Students' Vision” using questionnaires to identify factors that may contribute to and hinder the teaching and learning process of Physics in the first year students of the integrated high school of Mechatronics, Electronics and related areas. Keywords:
Keywords: Ensino de Física
Ensino profissionalizante
Ensino - cursos técnicos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: OLIVEIRA, Sidomar Pirrony Rodrigues de. Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins. 297 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588
Issue Date: 29-Aug-2019
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.