Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Wagner Antônio da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0253265789709463 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Wagner Antônio da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0253265789709463 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0521315770932665 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Borges, Denilson da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7149037835888302 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Sidomar Pirrony Rodrigues de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4346316761807787 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T11:41:43Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19 | - |
dc.date.available | 2021-10-19T11:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sidomar Pirrony Rodrigues de. Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins. 297 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588 | - |
dc.description.abstract | Technological education has been growing in Brazil, as the market needs professionals that are appropriate to technological issues and companies are increasingly in need of increasingly capable technicians. The vocational technical courses have in their curriculum, Physics contents that are very important for a solid formation, so it is necessary a good understanding of these concepts and properties. This research proposes the elaboration of a textbook with a curricular organization directed to professional education. The methodology took place in three stages called: “The Teachers' Vision”, aiming to gather information from teachers about the difficulty that students, newcomers from elementary school II, present when studying the Electricity course. “Prior Knowledge” with the application of questionnaires to assess the prior knowledge that students bring from elementary school II in the Physical discipline, referring to the part of Mechanics as well as the part of Electricity and Magnetism. “Product Evaluation in the Students' Vision” using questionnaires to identify factors that may contribute to and hinder the teaching and learning process of Physics in the first year students of the integrated high school of Mechatronics, Electronics and related areas. Keywords: | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação tecnológica vem crescendo no Brasil, pois o mercado necessita de profissionais adequados as questões tecnológicas e as empresas estão cada vez mais necessitando de técnicos cada vez mais aptos. Os cursos técnicos profissionalizantes têm em sua grade curricular, conteúdos de Física que são muito importantes para uma formação sólida, portanto faz-se necessário uma boa compreensão destes conceitos e propriedades. Esta pesquisa traz como proposta a elaboração de um livro didático com uma organização curricular direcionada para educação profissionalizante. A metodologia deu-se em três etapas denominadas como: “A Visão dos Professores”, com objetivo de colher informações dos professores sobre a dificuldade que os alunos, recém-chegados do ensino fundamental II, apresentam ao cursar a disciplina Eletricidade. “Conhecimentos Prévios” com a aplicação de questionários avisando avaliar os conhecimentos prévios que os alunos trazem do ensino fundamental II na disciplina Física, tanto referentes a parte da Mecânica quanto a parte da Eletricidade e Magnetismo. “A Avaliação do Produto na Visão dos Alunos” utilizando questionários afim de identificar fatores que venham contribuir e atrapalhar o processo de ensino e aprendizagem de Física nos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos de Mecatrônica, Eletrônica e áreas afins. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-10-19T11:41:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidomar.pdf: 15456865 bytes, checksum: e42e54d0614ae67d41bb2b4e922e0aa5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-19T11:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidomar.pdf: 15456865 bytes, checksum: e42e54d0614ae67d41bb2b4e922e0aa5 (MD5) Previous issue date: 2019-08-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Manaus Centro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.subject | Ensino - cursos técnicos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins_Oliveira_2019.pdf | 15,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.