Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Wagner Antônio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Wagner Antônio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463pt_BR
dc.contributor.referee2Pacobahyba, Josefa Teixeira de Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521315770932665pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Denilson da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149037835888302pt_BR
dc.creatorOliveira, Sidomar Pirrony Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346316761807787pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T11:41:43Z-
dc.date.available2021-10-19-
dc.date.available2021-10-19T11:41:43Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sidomar Pirrony Rodrigues de. Proposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afins. 297 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/588-
dc.description.abstractTechnological education has been growing in Brazil, as the market needs professionals that are appropriate to technological issues and companies are increasingly in need of increasingly capable technicians. The vocational technical courses have in their curriculum, Physics contents that are very important for a solid formation, so it is necessary a good understanding of these concepts and properties. This research proposes the elaboration of a textbook with a curricular organization directed to professional education. The methodology took place in three stages called: “The Teachers' Vision”, aiming to gather information from teachers about the difficulty that students, newcomers from elementary school II, present when studying the Electricity course. “Prior Knowledge” with the application of questionnaires to assess the prior knowledge that students bring from elementary school II in the Physical discipline, referring to the part of Mechanics as well as the part of Electricity and Magnetism. “Product Evaluation in the Students' Vision” using questionnaires to identify factors that may contribute to and hinder the teaching and learning process of Physics in the first year students of the integrated high school of Mechatronics, Electronics and related areas. Keywords:pt_BR
dc.description.resumoA educação tecnológica vem crescendo no Brasil, pois o mercado necessita de profissionais adequados as questões tecnológicas e as empresas estão cada vez mais necessitando de técnicos cada vez mais aptos. Os cursos técnicos profissionalizantes têm em sua grade curricular, conteúdos de Física que são muito importantes para uma formação sólida, portanto faz-se necessário uma boa compreensão destes conceitos e propriedades. Esta pesquisa traz como proposta a elaboração de um livro didático com uma organização curricular direcionada para educação profissionalizante. A metodologia deu-se em três etapas denominadas como: “A Visão dos Professores”, com objetivo de colher informações dos professores sobre a dificuldade que os alunos, recém-chegados do ensino fundamental II, apresentam ao cursar a disciplina Eletricidade. “Conhecimentos Prévios” com a aplicação de questionários avisando avaliar os conhecimentos prévios que os alunos trazem do ensino fundamental II na disciplina Física, tanto referentes a parte da Mecânica quanto a parte da Eletricidade e Magnetismo. “A Avaliação do Produto na Visão dos Alunos” utilizando questionários afim de identificar fatores que venham contribuir e atrapalhar o processo de ensino e aprendizagem de Física nos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos de Mecatrônica, Eletrônica e áreas afins.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-10-19T11:41:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidomar.pdf: 15456865 bytes, checksum: e42e54d0614ae67d41bb2b4e922e0aa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-19T11:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Sidomar.pdf: 15456865 bytes, checksum: e42e54d0614ae67d41bb2b4e922e0aa5 (MD5) Previous issue date: 2019-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectEnsino - cursos técnicospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleProposta de livro didático para o estudo da dinâmica nos cursos técnicos: mecatrônica, eletrônica, eletrotécnica e áreas afinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.