Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/584
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Do princípio de conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio
metadata.dc.creator: Hermida, Raimundo Fredson Maciel
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rita de Cássia Mota Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Bianca Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho insere-se a partir de uma investigação de como ocorre a superação dos obstáculos da aprendizagem pelo conceito de Conservação da Energia Mecânica, organizado através do apoio de autores Clássicos e contemporâneos que versam sobre aprendizagem, a construção do conhecimento, a transposição didática e a formação do espírito científico tais como: Barchelard, Chavellard, PCN’s, BNCC, Gabriel Dias, Lúcia Helena dentre outros, procuramos analisar e demonstrar o processo de ensino – aprendizagem de um conceito, no contexto de uma praxe escolar no ensino médio regular, a partir da análise de dados extraídos do SADEAM (Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas) nos anos de 2012 e 2015 que apontavam um déficit na aprendizagem do conceito escolhido. Após aplicação de questionário que atualizou e confirmou a permanência da dificuldade, foi elaborado um cronograma de atividades considerando os pressupostos pedagógicos citados que nos permite produzir um texto de apoio atrelado a uma sequência didática com qual foi possível notar substancial avanço na aquisição e verbalização dos conteúdos abordados nesta, como proposta alternativa para o docente e discente que possa ter interesse neste.
Abstract: This paper is part of an investigation of how the obstacles to learning are overcome by the concept of Conservation of Mechanical Energy, organized through the support of Classical and contemporary authors that deal with learning, knowledge construction, didactic transposition. and the formation of the scientific spirit such as: Barchelard, Chavellard, PCN's, BNCC, Gabriel Dias, Lucia Helena among others, we seek to analyze and demonstrate the process of teaching - learning of a concept, in the context of regular school education, from the analysis of data extracted from SADEAM (Educational Performance Evaluation System of Amazonas) in 2012 and 2015 that pointed to a learning deficit of the chosen concept. After applying a questionnaire that updated and confirmed the permanence of the difficulty, a schedule of activities was elaborated considering the pedagogical assumptions that allow us to produce a supporting text linked to a didactic sequence with which it was possible to notice substantial progress in the acquisition and verbalization of the contents. addressed in this, as an alternative proposal for the teacher and student who may have interest in this.
Keywords: Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Energia potencial gravitacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: HERMIDA, Raimundo Fredson Maciel. Do princípio da conservação de energia mecânica: uma proposta de ensino da física no ensino médio. 149 f. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/584
Issue Date: 9-Aug-2019
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.