Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
metadata.dc.creator: Silva, Sarah Jane Colares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, José Ricardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Ricardo
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Douglas Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Márcio Gomes da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.
Keywords: Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
Issue Date: 19-Jun-2020
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médioDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro7,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.