Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
metadata.dc.type: Outro
Title: Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Ivan Viana dos
Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Soraya Farias
metadata.dc.contributor.referee2: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
metadata.dc.contributor.referee3: Cabral Neto, João dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo.
Keywords: Física
Ensino de Ciências
Sequência didática
Estudo do som
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: SANTOS, Ivan Viana dos; AQUINO, Soraya Farias. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 23 f. 2021. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
Issue Date: 14-Feb-2021
Appears in Collections:MNPEF - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamentalProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.