Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, Soraya Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240604515975477pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee3Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568pt_BR
dc.creatorSantos, Ivan Viana dos-
dc.creatorAquino, Soraya Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760618814676021pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-27T14:33:13Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-09-27T14:33:13Z-
dc.date.issued2021-02-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Ivan Viana dos; AQUINO, Soraya Farias. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 23 f. 2021. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570-
dc.description.resumoEste Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-09-27T14:33:13Z No. of bitstreams: 1 PRODUTO IVAN VIANA.pdf: 1652722 bytes, checksum: 1197b30777ca0debaf1f42a612062081 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T14:33:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUTO IVAN VIANA.pdf: 1652722 bytes, checksum: 1197b30777ca0debaf1f42a612062081 (MD5) Previous issue date: 2021-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEstudo do sompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleSequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamentalProduto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.