Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aquino, Soraya Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aquino, Soraya Farias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cabral Neto, João dos Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9340150562756599 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/568 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Ivan Viana dos | - |
dc.creator | Aquino, Soraya Farias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9760618814676021 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-27T14:33:13Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27 | - |
dc.date.available | 2021-09-27T14:33:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ivan Viana dos; AQUINO, Soraya Farias. Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental. 23 f. 2021. Produto (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/570 | - |
dc.description.resumo | Este Produto Educacional é direcionado ao ensino de conceitos do som para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. As atividades que a compõe derivam de uma situação-problema que envolve as controvérsias sobre os malefícios e benefícios que o som pode acarretar para os seres vivos e para o meio ambiente. O objetivo de seu desenvolvimento está diretamente relacionado à introdução ao ensino de Física no Ensino Fundamental em apoio ao trabalho do professor em sala de aula, ao apresentar a abordagem do tema som em uma perspectiva transversal, com a possibilidade de envolver outros conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, podendo também servir de modelo para outros conteúdos nesse e em outros campos disciplinares. No que compete ao aluno, este material possibilita uma aprendizagem ativa, tornando-o protagonista na construção de seu próprio conhecimento, com a orientação do professor. Por outro lado, a utilização de situações-problema permite o desenvolvimento de várias competências e habilidades, posto que seu foco está na atitude do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem e no conhecimento que é adquirido durante esse processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-09-27T14:33:13Z No. of bitstreams: 1 PRODUTO IVAN VIANA.pdf: 1652722 bytes, checksum: 1197b30777ca0debaf1f42a612062081 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-27T14:33:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUTO IVAN VIANA.pdf: 1652722 bytes, checksum: 1197b30777ca0debaf1f42a612062081 (MD5) Previous issue date: 2021-02-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituto Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Estudo do som | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.title | Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática em uma abordagem transversal como estratégia para o estudo do som no ensino fundamental | Produto educacional - MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.