Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS |
Autor(es): | Sousa Filho, Alderico dos Santos |
Primeiro Orientador: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, José Ricardo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Arruda, Alberto Sebastião de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Nunes, Wagner Antônio da Silva |
Resumo: | A dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é um tema alicerçado na Física Moderna e Contemporânea (FMC) o qual é fundamental para o entendimento da tecnologia atual. As pesquisas já mostram que não é de agora o interesse pelo ensino da FMC, mas parece que a Física ensinada nas escolas atualmente não passa do século XIX. A FMC é cobrada nos quatorze livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Paradidático (PNLD 2015), porém, certos temas como é o caso da Radiação do Corpo Negro se apresenta em alguns livros do PNLD. Para auxiliar o professor em sala de aula foi desenvolvida a SD como estratégia de ensino e o resultado é o Produto Educacional como material didático. Na produção do material, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e na coleta de dados os registros do diário de campo do professor, observação e atividades realizadas pelos alunos. A SD desenvolvida foi aplicada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portela, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus-AM. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Radiação do corpo negro Aprendizagem significativa Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | SOUSA FILHO, Alderico dos Santos. Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS. 90 f. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561 |
Data do documento: | 2-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS | Dissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.