Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, José Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871066069541626pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Alberto Sebastião de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710288371318569pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Wagner Antônio da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253265789709463pt_BR
dc.creatorSousa Filho, Alderico dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9525688581388815pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-22T11:58:36Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-22T11:58:36Z-
dc.date.issued2018-09-02-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Alderico dos Santos. Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPS. 90 f. 2018. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/561-
dc.description.resumoA dissertação apresenta o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) baseada nos passos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa com o objetivo de inserir os conceitos da Radiação do Corpo Negro no Ensino Médio. Esse é um tema alicerçado na Física Moderna e Contemporânea (FMC) o qual é fundamental para o entendimento da tecnologia atual. As pesquisas já mostram que não é de agora o interesse pelo ensino da FMC, mas parece que a Física ensinada nas escolas atualmente não passa do século XIX. A FMC é cobrada nos quatorze livros adotados pelo Programa Nacional do Livro Paradidático (PNLD 2015), porém, certos temas como é o caso da Radiação do Corpo Negro se apresenta em alguns livros do PNLD. Para auxiliar o professor em sala de aula foi desenvolvida a SD como estratégia de ensino e o resultado é o Produto Educacional como material didático. Na produção do material, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e na coleta de dados os registros do diário de campo do professor, observação e atividades realizadas pelos alunos. A SD desenvolvida foi aplicada com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portela, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus-AM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Auzier (marcia.auzier@ifam.edu.br) on 2021-07-22T11:58:36Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao -Alderico dos Santos Souza Filho (1).pdf: 2026799 bytes, checksum: 5a935f89f77636188b54309d879fa0a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T11:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao -Alderico dos Santos Souza Filho (1).pdf: 2026799 bytes, checksum: 5a935f89f77636188b54309d879fa0a1 (MD5) Previous issue date: 2018-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Manaus Centropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectRadiação do corpo negropt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.titleInserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inserção dos conceitos da radiação do corpo negro no ensino médio através de uma sequência didática baseada em uma UEPSDissertação- MNPEF-IFAM Campus Manaus Centro1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.