Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/558
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos usando simulação no ensino médio
metadata.dc.creator: Marinho, Lucas Linhares
metadata.dc.contributor.advisor1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Adão Neto, Minos Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Salmon, Octavio Daniel Rodriguez
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rubens
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico envolvido em circuitos elétricos não lineares em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações online do tipo applet. O objetivo desta pesquisa foi aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da 2ª parte da Física 03 no Ensino Médio e que são estudados no 3º ano em Eletricidade, de forma mais dinâmica, proveitosa, contextualizada e com auxílio de um simulador online, gratuito e de livre acesso. Vale ressaltar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância dele usando simulações para melhor compreendê-los. As simulações foram abordadas por um simulador chamado Falstad que serviu de recurso usado como estratégia para mediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais eficaz e ativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do simulador virtual. As atividades propostas nessa pesquisa foram baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno. Foi usado como instrumentos de coleta de dados um questionário como diagnóstico a respeito do assunto em pauta, um pré-teste para medir o conhecimento a respeito dos assuntos envolvidos, uma lista de atividades baseada de acordo com o delineamento da aula e um pós-teste como avaliação. Pode-se observar que a partir da metodologia proposta ensinada nas escolas, obteve-se a partir da visão dos estudantes que ela encurtou dúvidas e foi uma metodologia potencialmente significativa e utilizando as simulações, experimento e os conceitos físicos já esclarecidos, e assim, aproximou os conhecimentos teórico e científico da Física com a realidade do aluno, favoreceu a aprendizagem deles, obteve-se conexões entre as situações-problema apresentadas nas simulações virtuais e os conteúdos físicos por meio da interação e contato direto, despertaram o prazer pela aprendizagem e pelas atividades, e, teve caráter inovador, tornando as aulas de Física mais proveitosas.
Abstract: The present work highlights the study on the approach of the chaotic system involved in non-linear electrical circuits in didactic activities in the teaching of Physics, in High School, through online simulations of the applet type. The objective of this research was to apply a non-linear system to the circuits and their related equations to then analyze and verify their behavior, a subject that is part of the 2nd part of Physics 03 in High School and which are studied in the 3rd year in Electricity, in a more dynamic, profitable, contextualized way and with the aid of an online simulator, free of charge and open access. It is worth mentioning that an important detail in this work was to insert the content of the chaotic system, a subject that is not even seen in undergraduate courses. This is the differential of the work, incorporating content that is not inserted in the curriculum of High School, but the intention here is only to contextualize it within the electrical circuits and show the importance of it using simulations to better understand them. The simulations were approached by a simulator called Falstad that served as a resource used as a strategy to mediate the teaching of electrical circuits involving chaotic system and make learning more effective and active through graphics and mathematical modeling from the virtual simulator. The activities proposed in this research were based on the constructivist theory of Jerome Bruner that takes into account teaching by discovery and the proposal for a curriculum in a spiral format, in which the content is proposed in a superficial and in-depth way according to the student's learning. As a tool for data collection, a questionnaire was used as a diagnosis on the subject at hand, a pre-test to measure knowledge about the issues involved, a list of activities based on the outline of the class and a post-test as an evaluation. It can be seen that from the proposed methodology taught in schools, it was obtained from the students' view that it shortened doubts and was a potentially significant methodology and using the simulations, experiment and the physical concepts already clarified, and thus, approached theoretical and scientific knowledge of Physics with the student's reality, favored their learning, connections between problem situations presented in virtual simulations and physical contents were obtained through interaction and direct contact, aroused the pleasure of learning and activities, and had an innovative character, making Physics classes more profitable.
Keywords: Ensino de Física
Circuitos elétricos
Sistema caótico
Simulação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF)
Citation: MARINHO, Lucas Linhares. Uma abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos usando simulação no ensino médio. 220 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/558
Issue Date: 17-Feb-2020
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos usando simulação no ensino médio_Lucas Linhares Marinho_2020Dissertação_MNPEF_IFAM Campus Manaus Centro6,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.