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Tipo: Dissertação
Título: Criação do curso de extensão “conhecendo a indústria 4.0 sob o olhar da ciência”
Autor(es): Souza, Silvestre Sales de
Primeiro Orientador: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento-e-Silva, Daniel
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz Neto, José Pinheiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Lino, Sônia Regina Lamego
Resumo: Um dos fenômenos que tem sido objeto de inúmeros estudos técnicos, científicos e tecnológicos nos âmbitos nacional e internacional é a Indústria 4.0. Seus impactos têm sido sentidos em todas as dimensões da vida humana associada, principalmente na educação. Por conta da relação indissociável entre trabalho e educação, faz-se necessário analisar os impactos deste movimento não somente na área industrial, mas também em outras áreas de atuação. O objetivo geral do presente estudo foi criar um curso de extensão que tratasse dos principais aspectos da Indústria 4.0 sob o ponto de vista da ciência. Para tanto, utilizou-se o método científico-tecnológico em suas duas dimensões, a científica e a tecnológica, cada uma constituída por quatro fases. A dimensão científica foi operacionalizada através de estudos bibliométricos, cujos dados foram coletados com o auxílio de um questionário padronizado chamado “massa de dados” em artigos científicos, dissertações e teses disponíveis nas bases de dados Google Scholar e Science Direct; análise semântica e de conteúdo permitiram organizar os dados para que as respostas procuradas pudessem ser encontradas e apresentadas em quadros sintetizadoras. As respostas da dimensão científica foram manuseadas seguindo as etapas da dimensão tecnológica, cuja primeira etapa foi a elaboração de um protótipo do curso, cujos módulos componentes foram a) as revoluções industriais, b) o que é indústria 4.0, c) características da indústria 4.0, d) prós e contras da indústria 4.0 e e) impactos da indústria 4.0. A segunda etapa consistiu no teste do protótipo junto a um público geral para avaliar o manuseio, recomendação para outros usuários, confiabilidade do conteúdo, entendimento obtido, satisfação com o curso e auxílio no entendimento de questões cotidianas associadas à indústria 4.0. Foram feitos ajustes naqueles aspectos considerados insatisfatórios pelos usuários, para que pudessem estar em conformidade com suas recomendações feitas na etapa anterior, de testagem. Depois de aprovados os ajustes realizados pelo público, o produto foi considerado finalizado. Os resultados obtidos apontaram que o curso de extensão criado cumpriu com a finalidade de compartilhar saberes sobre a indústria 4.0 de base científica com a comunidade externa. O produto se caracteriza por apresentar uma linguagem didática e objetiva sem descaracterizar a visão científica do fenômeno estudado. O benefício gerado pelo curso de extensão foi o de proporcionar aos usuários conhecimentos de base científica sobre a Indústria 4.0 de forma consequente, que lhes permita compreender as suas realidades e agir sobre elas proativamente.
Abstract: One of the phenomena that has been the subject of numerous technical, scientific and technological studies at the national and international level is Industry 4.0. Its impacts have been felt in all dimensions of associated human life, especially in education. Due to the inseparable relationship between work and education, it is necessary to analyze the impacts of this movement not only in the industrial area, but also in other areas of acitivy. The general objective of the present study was to create an extension course that dealt with the main aspects of Industry 4.0 from the point of view of science. Therefore, the scientific-technological method was used in its two dimensions, the scientific and the technological, each consisting of four phases. The scientific dimension was operationalized through bibliometric studies, whose data were collected with the aid of a stantardizated questionnaire called “data mass” in scientific articles, dissertations and theses available in the Google Scholar and Science Direct databases; semantic and content analysis allowed to organize the data so that the sought answers could be found and presented in syntethsize charts. The responses of the scientific dimension were handled following the steps of the technological dimension, whose the first stage was the development of a prototype of the course, whose component modules were: a) industrial revolutions, b) that is industry 4.0, c) characteristics of industry 4.0, d) pros and cons of industry 4.0, and e) impacts of industry 4.0. The second stage consisted of testing the prototype with a general public to assess handling, recommendation to the other users, reliability of the content, understanding obtained, satisfaction with the course and assistance in understanding everyday issues associated with industry 4.0. Adjustments were and made to those aspects considered unsatisfactory by users, so that they could be in accordance with their recommendations made in the previous testing tape. After the adjustments made by public were approved, the product was considered finished. The results obtained showed that the extension course created fulfilled the purpose of sharing knowledge about industry 4.0 with a scientific base with the external community. The product is characterized by presenting a didactic and objective language without detracting from the scientific view of the studied phenomenon. The benefit generated by the extension course was to provide users with the scientifically based knowledge about Industry 4.0 in a consistent way, wich allows them to understand their realities and act of them proactively.
Palavras-chave: Revolução 4.0
Características da indústria 4.0
Impactos da indústria 4.0
Prós e contras da indústria 4.0
Revoluções tecnológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Sigla da Instituição: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
metadata.dc.publisher.department: Campus Manaus Centro
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Citação: SOUZA, Silvestre Sales de. Criação do curso de extensão “conhecendo a indústria 4.0 sob o olhar da ciência”. 2020. 93 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/501
Data do documento: 17-Dez-2020
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