Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492
Tipo: | Outro |
Título: | Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Manual for applying Interdisciplinarity Project Based Learning (IPBL) Methodology |
Autor(es): | Vasconcelos, Juliana Sales Queiroz Neto, José Pinheiro de |
Primeiro Orientador: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz Neto, José Pinheiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aride, Paulo Henrique Rocha |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Leandro S. Galvão de |
Resumo: | A proposta deste manual é resultante da pesquisa intitulada “Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional e Tecnológica” desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, em rede nacional. Esta pesquisa teve como participantes um grupo de docentes e discentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) para efetivação. Trata-se de um manual, que contém orientações de como aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar. Tem como objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM. O manual está organizado em duas partes: a primeira aborda a Aprendizagem Baseada em Projetos de maneira interdisciplinar como prática educativa e a segunda apresenta um passo a passo para aplicação da metodologia PBL de maneira interdisciplinar. Esperamos que este manual contribua para as práticas educativas, auxiliando docentes a elaborarem atividades através da PBL interdisciplinar. |
Abstract: | The proposal of this manual is the result of the research entitled “Project-Based Learning: an interdisciplinary proposal for Professional and Technological Education” developed in the Professional Master in Professional and Technological Education - ProfEPT, on a national network. This research had as participants a group of teachers and students of Technical Vocational Education of Medium Level (EPTNM) for effectiveness. It is a manual, which contains guidelines on how to apply the active Project Based Learning methodology in an interdisciplinary way. It aims to contribute to the improvement of teachers’ educational practices, as well as the way students learn. The manual is organized in two parts: the first addresses Project Based Learning in an interdisciplinary way as an educational practice and the second presents a step-by-step application of the PBL methodology in an interdisciplinary way. We hope that this manual will contribute to educational practices, helping teachers to develop activities through interdisciplinary PBL. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Projetos Práticas educativas Educação Profissional e Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
Citação: | VASCONCELOS, Juliana Sales: QUEIROZ NETO, José Pinheiro de. Manual para aplicação da metodologia aprendizagem baseada em projetos de maneira interdisciplinar. 2020. 50 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/492 |
Data do documento: | 21-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Produto educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manual para aplicação da metodologia baseada em projetos_Juliana Sales Vasconcelos_2020.pdf | Produto educacional_PROFEPT_IFAM Campus Manaus Centro | 6,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.