Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491
metadata.dc.type: Produtos
Title: Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo
metadata.dc.creator: Memória, Francilene da Silva
Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.advisor1: Stefanuto, Vanderlei Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Stefanuto, Vanderlei Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Salazar, Deuzilene Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Nogueira, Jocélia Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O Guia informativo “Caminhos para efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM): A importância do pedagogo”, está estruturado com base nas informações obtidas por intermédio de entrevistas realizadas com servidores pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participantes da pesquisa de mestrado: “O Pedagogo na efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM)”, realizada sob a orientação do professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. A mesma situada na Linha 02, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), “organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, nucleada no macro projeto 06 “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. Este produto educacional tem como objetivo geral estabelecer a compreensão da efetivação do currículo integrado, estimulando atitudes de interesse e inquietações frente ao conhecimento da temática. A partir das falas desses sujeitos se tornou plausível a importância e as limitações da proposta do Currículo Integrado, dentro do contexto educacional estudado, e da dificuldade de promover novas ideias e práticas, que quase sempre, entram em conflito com a realidade imediata da escola e da sociedade. Desta forma, acreditamos que esse material se constitui em mais um aporte para subsidiar a práxis do pedagogo na busca pela implementação de práticas que se aproximem de uma educação integral na EPTNM.
Abstract: The informative Guide "Paths for the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM): The importance of the pedagogue", is structured based on the information obtained through interviews with pedagogical staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participants in the master's research: "The Pedagogue in the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM)", conducted under the guidance of Professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. It is located on Line 02, of the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT), "Organization and Memories of Educational Spaces in EFA", nucleated in the macro project 06 "Organization of Educational Spaces in EFA". This educational product has as a general objective to establish an understanding of the effectiveness of the integrated curriculum, stimulating attitudes of interest, and concerns about the knowledge of the subject. Based on these subjects' statements, the importance and limitations of the proposal of the Integrated Curriculum became plausible, within the educational context studied, and the difficulty of promoting new ideas and practices, which almost always conflict with the immediate reality of the school and society. Thus, we believe that this material constitutes another contribution to subsidize the pedagogist's praxis in the search for the implementation of practices that are close to an integral education at EPTNM.
Keywords: Pedagogo
Ensino Médio Integrado.
Guia informativo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Instituto Federal do Amazonas
IFAM
Citation: MEMÓRIA, Francilene da Silva; STEFANUTO, Vanderlei Antônio. Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo. 2020. 32 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:PROFEPT - Produto educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caminhos para efetivacao do curriculo integrado_Memoria2020.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro13,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.