Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee1Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.contributor.referee2Salazar, Deuzilene Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Jocélia Barbosa-
dc.creatorMemória, Francilene da Silva-
dc.creatorStefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4878162538340865pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-16T15:08:59Z-
dc.date.available2020-11-16-
dc.date.available2020-11-16T15:08:59Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationMEMÓRIA, Francilene da Silva; STEFANUTO, Vanderlei Antonio. Caminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativo. 2020. 32 f. Produto educacional. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/491-
dc.description.abstractThe informative Guide "Paths for the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM): The importance of the pedagogue", is structured based on the information obtained through interviews with pedagogical staff of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participants in the master's research: "The Pedagogue in the implementation of the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education at Middle Level (EPTNM)", conducted under the guidance of Professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. It is located on Line 02, of the Post-Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT), "Organization and Memories of Educational Spaces in EFA", nucleated in the macro project 06 "Organization of Educational Spaces in EFA". This educational product has as a general objective to establish an understanding of the effectiveness of the integrated curriculum, stimulating attitudes of interest, and concerns about the knowledge of the subject. Based on these subjects' statements, the importance and limitations of the proposal of the Integrated Curriculum became plausible, within the educational context studied, and the difficulty of promoting new ideas and practices, which almost always conflict with the immediate reality of the school and society. Thus, we believe that this material constitutes another contribution to subsidize the pedagogist's praxis in the search for the implementation of practices that are close to an integral education at EPTNM.pt_BR
dc.description.resumoO Guia informativo “Caminhos para efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM): A importância do pedagogo”, está estruturado com base nas informações obtidas por intermédio de entrevistas realizadas com servidores pedagogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Zona Leste (CMZL), participantes da pesquisa de mestrado: “O Pedagogo na efetivação do Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM)”, realizada sob a orientação do professor Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto. A mesma situada na Linha 02, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), “organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em EPT”, nucleada no macro projeto 06 “Organização de espaços pedagógicos na EPT”. Este produto educacional tem como objetivo geral estabelecer a compreensão da efetivação do currículo integrado, estimulando atitudes de interesse e inquietações frente ao conhecimento da temática. A partir das falas desses sujeitos se tornou plausível a importância e as limitações da proposta do Currículo Integrado, dentro do contexto educacional estudado, e da dificuldade de promover novas ideias e práticas, que quase sempre, entram em conflito com a realidade imediata da escola e da sociedade. Desta forma, acreditamos que esse material se constitui em mais um aporte para subsidiar a práxis do pedagogo na busca pela implementação de práticas que se aproximem de uma educação integral na EPTNM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mirlândia Amazonas (mirlandia.amazonas@ifam.edu.br) on 2020-11-16T15:08:59Z No. of bitstreams: 1 Caminhos para efetivacao do curriculo integrado_Memoria2020.pdf: 13973800 bytes, checksum: cd366af8e1a3219e418882e9abd5cdc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-16T15:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caminhos para efetivacao do curriculo integrado_Memoria2020.pdf: 13973800 bytes, checksum: cd366af8e1a3219e418882e9abd5cdc4 (MD5) Previous issue date: 2020-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.publisher.initialsInstituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado.pt_BR
dc.subjectGuia informativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleCaminhos para efetivação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM): a importância do pedagogo – guia informativopt_BR
dc.typeOutropt_BR
Aparece nas coleções:PROFEPT - Produto educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos para efetivacao do curriculo integrado_Memoria2020.pdfProduto educacional_PROFEPT-IFAM Campus Manaus Centro13,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.