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http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/489
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem: contribuições para a formação humana integral de discentes do ensino médio integrado |
Autor(es): | Leitão, Raimar Antônio Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Stefanuto, Vanderlei Antonio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Maria Francisca Morais de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Saraiva, Emerson Sandro Silva |
Resumo: | A avaliação constitui-se uma temática de abrangência nas mais diversas áreas de conhecimento e em espaços formais e não-formais, sejam eles no âmbito do ensino escolar ou em outras esferas e organizações sociais. Todavia, é no espaço escolar que ela tem gerado, no transcorrer da história da educação, uma série de discussões e expectativas em torno de suas ações, finalidades e desdobramentos. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a contribuição da avaliação da aprendizagem na promoção da Formação Humana Integral de discentes finalistas do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Campus Eirunepé (2017- 2019). Este estudo se inseriu na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), vinculado especificamente ao Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado, conforme Regulamento do ProfEPT/2018. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que a partir do método dialético, da estratégia de estudo de caso, recorrendo a pesquisa bibliográfica e documental, roda de conversa, observação participante e entrevistas, buscou-se analisar os processos e aspectos que envolveram o tema e os participantes (discentes e docentes) por meio dos dados coletados. Após a coleta, os dados foram submetidos a análise de conteúdo dentro da proposta de Bardin (2016). Entre as principais referências teóricas no campo da Educação Profissional e Tecnológica, bem como da Formação Humana Integral, recorreu-se à Ciavatta (2005), Frigotto (2012), Moura (2007; 2015) e Ramos (2008). Quanto a Avaliação da Aprendizagem, a base teórica esteve amparada em Esteban (2003), Freire (1996), Hoffmann (2003; 2014), Libânio (2006), Luckesi (2000; 2011), Perrenoud (1999), Vasconcellos (2014) e Zabala (1998), entre outros. Neste contexto, destaca-se a perspectiva formativa da avaliação como parâmetro teórico no campo da avaliação para dar suporte às observações e análise dos dados. Com base nas informações levantadas foi elaborado, na condição de Produto Educacional, um Percurso Avaliativo em formato de Cartilha (impressa e digital), tendo como público-alvo os docentes do Ensino Médio Integrado, a fim de proporcionar uma contribuição para a elevação da qualidade dos processos avaliativos. A partir dos dados obtidos, constatou-se que as condições básicas para uma avaliação da aprendizagem que favoreça a Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado, deve priorizar os discentes em sua totalidade a partir de suas múltiplas capacidades de aprendizagem e exteriorização daquilo que aprendem. Pois, só compreendendo o discente em sua completude será possível avaliá-lo com equidade, vislumbrando o redimensionamento das ações de ensino e aprendizagem a fim de que ele caminhe em direção ao seu desenvolvimento humano e formação plena. |
Abstract: | Evaluation is a subject that is inserted in the most knowledge diverse areas and in formal and non-formal spaces, whether in the ambit of school education or in other spheres and social organizations. Nevertheless, in the school space, a series of discussions and expectations regarding its actions, purposes and developments are been generated in the course of the history of education. In this sense, this research had the general aim of analyzing the learning evaluation contribution related to promote the Integral Human Formation of finalist students from the Integrated Technical Course in Agriculture, campus Eirunepé (2017-2019). This study was part of the Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) research line, specifically linked to the Macroproject 3 - Educational Practices in the Integrated Curriculum, according to ProfEPT/2018 Regulation. This was a qualitative research based on the dialectical method of case study strategy – and used bibliographic and documentary research, conversation circles, participant observation and interviews –, which intended to analyze the processes and aspects that involved the theme and the participants (students and teachers) through the collected data. After the collection, the data were submitted to content analysis within the Bardin (2016) proposal. Among the main theoretical references in the Professional and Technological Education field, as well as in the Integral Human Formation field, we used Ciavatta (2005), Frigotto (2012), Moura (2007; 2015) and Ramos (2008) ideas. Considering the learning evaluation, the theoretical support was Esteban (2003), Freire (1996), Hoffmann (2003; 2014), Libânio (2006), Luckesi (2000; 2011), Perrenoud (1999), Vasconcellos (2014) and Zabala (1998), among other scholars. In this context, we highlight the evaluation formative perspective as a theoretical parameter in the field of evaluation to support observations and data analysis. Based on the information found in this research, as an Educational Product, it was elaborated an Evaluation Course in Booklet format (printed and digital), which has as target audience the Integrated High School teachers, in order to provide a contribution to the improvement of quality evaluation processes. From the obtained data, we noted that the basic conditions for a learning evaluation which favors the Integral Human Formation on Integrated High School, should prioritize all the students considering their multiple learning capacities and externalization of what they learn. As we believe, just relying on understanding of the students in their completeness, it will be possible to evaluate them with equity, seeing the teaching and learning actions resizing in order to it can move towards its human development and plenary formation. |
Palavras-chave: | Avaliação da Aprendizagem Perspectiva Formativa Formação Humana Integral Educação Profissional e Tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Manaus Centro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | LEITÃO, Raimar Antônio Rodrigues. Avaliação da aprendizagem: contribuições para a formação humana integral de discentes do ensino médio integrado. 2020. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/489 |
Data do documento: | 14-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | PROFEPT - Dissertações |
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